São João da Baliza está sem viatura e com apenas um militar, denuncia população

De acordo com os denunciantes, ocorrências no município demoram mais de uma hora para serem atendidas pela PM (Foto: Edinaldo Morais)

Moradores de São João da Baliza denunciaram à reportagem que o município está com efetivo da Polícia Militar (PM) defasado e depende de uma viatura de São Luiz para atender ocorrências policiais.

A dona de casa Renata Moraes da Silva relatou que na noite de quinta-feira (21), no momento em que mais precisou da ajuda militar, se deparou com somente um PM no quartel do município e teve que esperar por mais de uma hora pelo deslocamento da viatura de São Luiz.

Ela também ressaltou que é comum haver bandidos que desligam o fornecimento de energia de moradores para fazer eles saírem de casa, o que dá margem para roubos, furtos e até mesmo situações que envolvam reféns.

“Cortaram a energia e a água da minha amiga no meio da noite, e tentaram entrar na casa. Ela correu até o banheiro e se trancou, com medo. Liguei para a PM e o homem informou que estava sozinho e sem viatura. Ele solicitou um carro de São Luiz, que é o município vizinho, e eu fui até a casa dela. Quando cheguei, o bandido já tinha desistido de tentar entrar na casa, e ficamos esperando por uma viatura por mais de uma hora”, contou.

Para Renata, a culpa da falta de acessibilidade de policiais não é da PM, mas sim da administração dada pelo Governo de Roraima na Segurança Pública. Em novembro, moradores de Normandia também criticaram a falta de viatura e policiais para atendimento de ocorrências.

“Se eu ligo para a PM no meio da noite, é porque eu preciso. São João tem vários casos de roubos e furtos, e me sinto sem a proteção que é meu direito como cidadã. A população reclama da falta de segurança, mas poucos tem coragem de falar sobre isso. Mas estou aqui para expor. Em Rorainópolis há várias viaturas. Por que uma delas não pode ser disponibilizada para cá? É inadimissível ficarmos refém de bandidos”, criticou.

CITADA

A Polícia Militar negou falta de viaturas para atender os municípios do interior. “O Comando de Policiamento do Interior está atuando normalmente em todos os municípios e que, o policiamento ordinário e de segunda malha segue atendendo a todas as ocorrências que necessitem da atuação da PM”, finalizou.