Terceirizados suspendem limpeza na maternidade de RR; ‘tem baratas no quarto’, relata paciente

Uma paciente denunciou nesta segunda-feira (22) que os servidores da empresa União, Comércio e Serviços, suspenderam a limpeza na maternidade Nossa Senhora de Nazareth. Segundo ela, apenas 30% continuam exercendo as atividades, como determina a lei.

“Não tem material de limpeza para os banheiros. Hoje, por exemplo, não vão limpá-los. Só vão limpar aqui [quarto], porque eu trouxe material de casa. Sem falar que tem baratas no quarto. Fica cheio. Tem que ser limpo três vezes ao dia. Imagina o risco de infecção?! Cada mulher tem um problema diferente”, denunciou.

Conforme a paciente, os funcionários da empresa estão há quatro meses sem receber. Alguns relatam dificuldades para manter até mesmo a alimentação da família. Outros terceirizados continuam acampados em frente ao Palácio do Governo e cobram sete meses de salário. A crise com os funcionários das empresas se arrasta desde a gestão passada.

COMIDA

A mulher reclamou ainda da demora a serem servidas as refeições às pacientes. Há quartos onde a comida é entregue às 13h, cerca de duas horas depois de mulheres, como a denunciante, terem recebido aplicação de insulina. O atraso na alimentação para esse tipo de paciente pode gerar riscos graves.

“Sábado quase morro por hipoglicemia [baixa concentração de glicose no sangue], porque tomei insulina e a comida chegou depois de duas horas. Já reclamei diversas vezes no setor de nutrição, mas nada se resolve”, acrescentou.

A paciente denunciou também que acompanhantes estão sendo impedidos de receber alimentação. Ela relatou que no fim de semana o familiar de uma jovem venezuelana não comeu, sob alegação da diretoria de que morava em Boa Vista.

“Quer dizer que não tem direito a comer? Independente do lugar, a pessoa tem que ter direito à comida. E se não tiver dinheiro para voltar para casa? Os médicos exigem que tenhamos acompanhante, pois estamos em situação de risco, precisamos ser monitoradas. Só porque a jovem não deu à luz o acompanhante não tem direito de comer?”, questionou.

SESAU

A Secretaria de Saúde esclareceu que a limpeza na Maternidade está sendo realizada, no entanto, cinco funcionários da empresa não compareceram ontem. De imediato a direção da Maternidade acionou o proprietário da empresa para informá-lo do ocorrido, de forma que providências fossem adotadas para garantir o pleno funcionamento da limpeza.

“Quanto ao pagamento, a Sesau informa que já foram liquidados os meses de janeiro e fevereiro de 2019, que juntos somam um total de R$ 1.320.186,92. A nota referente ao mês de março se encontra em tramitação na Sesau”.

Já os valores do ano anterior estão em processo de reconhecimento de dívida e seguirão os trâmites para pagamento após o fim do Estado de Calamidade Pública Financeira, conforme Decreto 26.404 – E, publicado no DOE-RR (Diário Oficial do Estado de Roraima), do dia 28 de dezembro de 2018.

“Quanto aos materiais de limpeza, a Sesau esclarece que os mesmos devem ser fornecidos pela empresa, conforme previsto em contrato, porém, a empresa efetuou a entrega no fim da tarde desta segunda-feira [22]”, justificou.

Sobre a alimentação, a Sesau afirmou que existem eventuais atrasos por parte da empresa, mas que a direção da unidade adota medidas para que as pacientes diabéticas recebam um lanche ou uma fruta enquanto aguardam a comida, sendo elas, “a prioridade para a entrega da refeição ao chegar na unidade. Sempre que ocorre algum atraso a Sesau notifica a empresa, conforme previsto em contrato”, garantiu.

Quanto aos acompanhantes, a Sesau esclarece que as distribuições das refeições são realizadas conforme as Leis Federais que definem quais acompanhantes têm direito à alimentação, mas não detalhou. Em caso de necessidade, os demais acompanhantes devem se dirigir à direção geral da unidade ou ao Serviço Social para solicitar autorização.

“Vale lembrar que quando necessário, os pacientes e seus acompanhantes podem procurar tanto a Ouvidoria quanto a direção geral da unidade para formalizar denúncia ou fazer sugestões, de forma que a Sesau possa verificar a situação e adotar medidas cabíveis para garantir a melhor assistência possível aos pacientes”, finalizou.

Informações Roraima Em Tempo