Quatro em cada dez pessoas pretendem deixar a Venezuela, revela pesquisa

Venezuelanos atravessam fronteira e entram no Brasil pelo município de Pacaraima, em Roraima (REUTERS/Nacho Doce)

Uma pesquisa da Consultores 21, empresa venezuelana, revela que quatro em cada dez venezuelanos pretendem deixar o país, e 56% dessas pessoas sairão da Venezuela até o fim deste ano. Os números são correspondentes ao segundo trimestre de 2019. As informações são do El Nacional desta segunda-feira (12).

Ainda conforme o estudo, os países da América do Sul que mais foram citados pelos entrevistados como destino são: Chile (20%), Colômbia (16%) e Peru (10%). O Brasil não está entre os sete países almejados pelos venezuelanos.

O estado venezuelano que concentra a maior parte das pessoas que desejam sair do país é Zulia, com 30% dos entrevistados. Essa é considerada um das zonas mais afetadas pela crise na Venezuela, onde os serviços públicos foram extremamente afetados.

A pesquisa afirma que 49% das famílias entrevistadas têm ao menos um membro que já deixou o país. A Consultores 21 complementa que esse índice subiu 8% nos últimos seis meses. Outros 72% dos venezuelanos recebem ajuda econômica dos familiares no exterior, que enviam em média 40 dólares por mês.

Entre 15 e 19% da população venezuelana saíram do país até junho deste ano. Isso que quiser que aproximadamente 6 milhões de pessoas já deixaram suas casas e buscaram uma vida melhor em outros países.

Por fim, a pesquisa aponta que 35% dos venezuelanos que estão em outras regiões do mundo só retornariam ao país se a situação econômica melhorasse.

Informações: Roraima em Tempo