I Maratona de Informação de Boa Vista acontece nesta segunda-feira, no Teatro Escola

Evento da área de jornalismo contará com um seminário, maratona de informação e o lançamento do Observatório da Gestão Municipal de Boa Vista
Evento da área de jornalismo contará com um seminário, maratona de informação e o lançamento do Observatório da Gestão Municipal de Boa Vista

Nesta segunda e terça-feira, dias 25 e 26, a Prefeitura de Boa Vista, por meio da Secretaria Municipal de Comunicação, promove o “I Infothon de Boa Vista”, no Teatro Municipal. O evento é composto por um seminário e uma Maratona de Informação inédita que abordarão temas como transparência no setor público e primeira infância. 

Durante a manhã do dia 25, o jornalista Sérgio Praça, da Revista Exame, apresentará a palestra “Jornalismo em Tempo de Fake News”. O tema “Transparência na Gestão Pública” será abordado pelo superintendente da Controladoria Geral da União, Emilson Coelho Pinheiro Neto.

Na ocasião, também será lançado o Observatório da Gestão Municipal de Boa Vista, uma ferramenta de transparência que disponibilizará a todos os cidadãos dados e indicadores de áreas essenciais do município como Educação, Saúde, Obras, Gestão Social e Primeira Infância.

Seminário vai abordar temas como Transparência, Fake News e Primeira Infância

O primeiro dia de Infothon é destinado a um seminário aberto a todos os públicos. Durante manhã e tarde, especialistas debaterão em palestras e mesas redondas temas atuais na área de Comunicação.     

A programação da tarde terá palestras da prefeita Teresa Surita e da jornalista Luciana Abade, da ANDI – Comunicação e Direitos, sobre Primeira Infância. O tema tem ganhado cada vez mais espaço nas discussões sobre desenvolvimento infantil no mundo. Por conta de políticas públicas efetivas nesta área, Boa Vista é reconhecida como a Capital da Primeira Infância. 

Maratona de Informação vai premiar acadêmicos de Comunicação Social 

É um concurso destinado apenas a estudantes de Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, Marketing, Publicidade/Propaganda e Relações Públicas. 12 duplas se inscreveram na maratona. Os competidores terão oito horas para produzir uma reportagem especial sobre a Primeira Infância – fase que vai da gestação até os seis anos da criança. 

As reportagens devem seguir os critérios estabelecidos no edital. Durante a maratona, as duplas contarão com o auxílio de jornalistas profissionais e professores universitários (coaches) que darão dicas e direcionamento sobre como produzir o material jornalístico. O objetivo é oferecer aos estudantes a vivência de uma redação. 

Ao longo da maratona, os competidores terão acesso ao Observatório da Gestão Municipal de Boa Vista e a fontes especializadas das secretarias municipais de Saúde, Educação, Obras, Gestão Social, Projetos Especiais, Finanças e Ciência e Tecnologia que fornecerão dados e informações sobre do município. 

Os trabalhos serão julgados por uma comissão formada por jornalistas e professores universitários da área de comunicação. As três melhores reportagens serão premiadas com viagens e publicação do material em veículos de comunicação locais. 

Premiação

 

1º lugar

 

Viagem a Brasília

Visita à sucursal da Rede Amazônica de Televisão em Brasília

Entrevista com a dupla vencedora e exibição na programação do Amazon Sat   

Publicação da reportagem no Portal Amazônia, mídias sociais e página do especial publicitário do G1 Roraima e no site da Prefeitura de Boa Vista 

 

2º lugar

 

Viagem a Manaus

Visita à redação da Rede Amazônica de Televisão em Manaus

Publicação da reportagem nas mídias sociais e página do especial publicitário do G1 Roraima e no site da Prefeitura de Boa Vista

 

3º lugar

 

Visita à redação da Rede Amazônica de Televisão em Boa Vista

Publicação da reportagem nas mídias sociais e página do especial publicitário do G1 Roraima e no site da Prefeitura de Boa Vista

Programação

 

Segunda-feira 25.11

 

8h – Credenciamento

8h30 – Abertura

9h10 – Apresentação do Observatório de Boa Vista – Caio Marques

9h25 – Fala institucional – Prefeita Teresa Surita

9h35 – Palestra: “Jornalismo em Tempo de Fake News” – Sérgio Praça (Revista Exame)

10h15 – Palestra: “Transparência na Gestão Pública” – Emilson Coelho Pinheiro Neto (Controladoria Geral da União)

10h55 – Mesa Redonda

14h30 – Apresentação artística

14h40 – Palestra: “Primeira Infância” – prefeita Teresa Surita

15h20 – Coffee Break

15h40 – Palestra: “Jornalismo na Perspectiva da Primeira Infância” – Luciana Abade (ANDI – Comunicação e Direitos)

16h20 – Mesa Redonda

17h10 – Apresentação das duplas da Maratona de Informação – Infothon

17h30 – Encerramento

 

Maratona de Informação – Infothon

Terça-feira 26.11

 

8h30 – Início da Maratona de Informação

16h30 – Entrega das reportagens

20h – Divulgação dos resultados e premiação