Máscaras e álcool gel começam a faltar nas farmácias

Farmácias de Boa Vista estão sem máscaras cirúrgicas e álcool em gel nas prateleiras. Desde o início do ano, o medo do coronavírus fez aumentar a procura pelos produtos, principalmente por parte de pessoas que estão com viagem marcada. Nos últimos dias, após o surgimento de casos confirmados na Guiana, a procura cresceu ainda mais.

Em Roraima, os cuidados devem ser redobrados, ainda mais por conta da notificação feita nessa quinta-feira, 12, de um caso suspeito.

O Jornal FolhaBV percorreu farmácias da cidade, e todas disseram não ter o produto para venda. Em um estabelecimento do bairro Aparecida, as vendas desses produtos aumentaram mais de 100% desde o surgimento das primeiras notícias sobre a nova doença.

“Inclusive fizemos o pedido de renovação de estoque, não só de máscaras e álcool em gel, mas também de luvas”, disse Frankherick Faustino, gerente comercial da drogaria.

Medidas que ajudam a prevenir o coronavírus

A doença é transmitida por gotículas de saliva e catarro que se espalham pelo ambiente. Até por isso, a principal forma de prevenção é lavar as mãos com água e sabão frequentemente, em especial após tossir, espirrar, ir ao banheiro e mexer com animais. Ter um frasco de álcool gel na bolsa também é indicado.

Ao adotar essa estratégia, evita-se que o vírus acesse seu organismo após você colocar as mãos em uma superfície contaminada. A mesma medida, aliás, vale para afastar o risco de gripe e outras tantas infecções.

Informações: Folha de Boa Vista