Opinião | Rico ou pobre, se tiver complicações por covid19 vai direto para o HGR

A imagem pode conter: área internaQue a população roraimense sabe que há corrupção na Secretaria de Estado da Saúde de Roraima, isso não é nenhuma novidade! Se tornou até comum conviver com isso até três meses atrás. Só que veio a Pandemia. E aí, meu amigo, não adianta ser rico ou ter plano de saúde. Se tiver complicações pelo Covid19, o hospital de “referência” é o HGR.

Será por aquela recepção amontoada de gente que você vai passar. Será pelos corredores com lixo hospitalar, restos de comida, sacos plásticos de banheiro, caixas de papelão que você será levado para um leito. Será dentro de uma sala com mofo, goteiras e sem ar-condicionado que você será acomodado para contar com a sorte de não precisar de um respirador, que foi comprado, pago antecipado e nunca chegou.

É inacreditável a capacidade do ser humano, que teve a grande chance na vida de fazer o bem ao próximo, com um cargo a nível de Executivo, garantindo um pezinho lá no céu, desperdiçar a oportunidade de fazer diferente e se envolver em escândalos de corrupção, desviando dinheiro da saúde destinado para cuidar das pessoas e salvar vidas, principalmente em meio a uma pandemia.

Nenhuma descrição de foto disponível.

Senhor governador, por gentileza, não nos venha com uma nova coletiva de imprensa, incentivando a aglomeração, para tentar mostrar inverdades, mascarar escândalos ou demitir secretário na frente de todo mundo, deixando todos em uma situação vergonhosa. O povo não merece.

Estamos vivendo os piores dias desse século em meio a uma pandemia, com quase 10 mil mortes no Brasil, milhares isolados em casa com depressão, idosos sem ver filhos, netos, pessoas do grupo de risco trancadas em um quarto, milhares em quarentena. Isso que está acontecendo na saúde de Roraima é um desrespeito a essas pessoas. É um desrespeito à vida.

Estamos vivendo dias difíceis, de incerteza, de muito preocupação. Estamos todos aflitos com o futuro. Infelizmente, muitos ainda vão morrer dentro do HGR por conta da falta de equipamentos, falta de leitos, falta de respiradores enquanto perdurar essa pandemia.

Sabemos também que há profissionais excelentes trabalhando naquela unidade hospitalar em condições insalubres. Mas eles estão lá, todos os dias, dando o seu melhor. Não temos dúvidas quanto ao comprometimento dos funcionários.

Enquanto isso, o que esperar desse governo que em meio a tudo isso insiste no slogan: Cada dia Melhor – Mas para quem?

Da redação