Com mais de 80% de aprovação, Teresa Surita consolida importante legado e faz de Boa Vista, Capital de Roraima, exemplo de gestão pública ao País

A população do Brasil é composta por 48,2% de homens e 51,8% de mulheres, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mas essa maioria da população feminina ainda não é vista no executivo brasileiro.

Segundo o Instituto Alziras, dos 5.568 municípios do país somente 649 são governados por mulheres. O Nordeste é a região com mais prefeitas, sendo 16%, seguido do Norte com 15% e Centro-Oeste com 13%. Já o Sul e o Sudeste são as regiões com menor proporção, sendo 7% e 9%, respectivamente. O dado faz parte da pesquisa “Perfil das Prefeitas no Brasil” que analisou o cenário político de 2017 a 2020.

Na região Norte, um dos nomes que mais chamam a atenção é o de Teresa Surita, atual prefeita da cidade de Boa Vista, capital do estado de Roraima. Paulista de São Manuel e turismóloga de formação, Teresa foi eleita deputada federal por Roraima duas vezes, além de Coordenadora de Ação Social do Governo do Estado de Roraima, Assessora Especial do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Secretária Nacional de Programas Urbanos no Ministério das Cidades.

Hoje, Teresa ocupa o seu quinto e último mandato como prefeita na Prefeitura de Boa vista, onde em 2012 e 2016, foi a única mulher eleita para comandar uma capital no Brasil. Em entrevista ao Portal Mercadizar, Teresa falou sobre o legado deixado para a cidade de Boa Vista e os planos para o futuro. Confira a entrevista completa abaixo:

No último aniversário de Boa Vista, no dia 8 de julho, você publicou um challenge que viralizou nas redes sociais. Pode falar um pouco para gente sobre os seus sentimentos pela cidade?

Teresa Surita: Eu amo Boa Vista. Que bom que as nossas realizações viralizaram. Estamos precisando mesmo que coisas boas motivem as pessoas. Sobre meus sentimentos… sabe uma receita onde vários ingredientes se completam e viram um bolo maravilhoso? Minha história se mistura com a história da cidade. E não é discurso de político não, Boa Vista faz parte da minha vida, dos meus projetos de vida. Foi aqui que me realizei como profissional, como gestora pública. Foram muitos anos de cuidado e trabalho e o sentimento só pode ser o de gratidão e o de missão cumprida, felizmente. 

Tive a oportunidade de comandar nossa capital por cinco mandatos e acredito ter dado o resultado que muitos esperavam, já que mais de 80% das pessoas aprovam o meu trabalho, o que é muito gratificante. Mesmo tendo que adiar a conclusão de alguns projetos, por conta de tantos fatores externos como a pandemia, tudo que me propus a fazer fiz com amor, com muito planejamento e bem feito. Acredito que é através da boa política que melhoramos a qualidade de vida das pessoas. Essa é a política que exerço. Então, além da gratidão e orgulho pelo trabalho feito, fica também um sentimento de saudade, mas uma saudade boa, de tudo que foi vivido e conquistado e expectativa em viver o que ainda está por vir.

O seu quinto mandato como prefeita de Boa Vista está se encerrando. O que acredita ser o seu maior legado deixado para a população? O que hoje você mais se orgulha de Boa Vista?

Teresa Surita: Boa Vista se transformou reconhecidamente na Capital da Primeira Infância e esse é meu maior legado, mas me orgulho de todo trabalho feito, de todas as realizações, de todas as obras, mas principalmente de ter a certeza de que as pessoas agora têm mais qualidade de vida. Desfrutam de espaços organizados e agradáveis. As famílias curtem os espaços públicos. As pessoas andam pelas ruas de forma segura e o serviço público é bem organizado. Boa Vista é hoje uma cidade estruturada, limpa, bem iluminada. Temos um Hospital Infantil com excelência no atendimento. 

Temos uma Vila Olímpica que inveja outras capitais. Temos um dos maiores e o mais moderno Teatro Municipal da Região Norte. Temos um Mercado Municipal revitalizado, Boa Vista é pioneira na geração de energia limpa em toda a Amazônia, com várias usinas solares espalhadas pela cidade. E estamos prestes a conquistar nosso maior cartão postal, que entrego em dezembro, o Parque do Rio Branco. Será um novo marco na cidade, principalmente por ter sido um local triste, que será transformado no lugar mais vivo e feliz de Boa Vista. Isso tudo é o meu legado.

Agora com as próximas eleições chegando, quais são planos para a vida e carreira?

Teresa Surita: Em janeiro deixo de ser prefeita, serei moradora e cidadã de Boa Vista e continuo querendo o melhor para a cidade. Ainda tenho que concluir  várias obras, entregá-las para a população e ajudar a eleger meu sucessor, que terá muito trabalho a ser continuado e mantido. Depois, pretendo descansar um pouco e mergulhar nos estudos e nos livros. Vou me aprofundar nas questões da primeira infância e também da gestão pública, para os novos desafios que vêm pela frente. Quem sabe eu ainda tenha a oportunidade de fazer mais por nossa Capital, só que em outro patamar. Deus é quem sabe. Ele permanecerá sempre no meu Comando como esteve até hoje. 

Informações: Mercandizar – foto: Divulgação