Construção de 155 km de drenagem em Boa Vista reduziu solicitações na Central 156

A Prefeitura de Boa Vista vem trabalhando desde 2013 para reduzir os casos de alagamentos em toda a cidade. E os investimentos em drenagem e infraestrutura já têm trazido resultados para milhares de famílias, principalmente em bairros mais afastados do Centro. De 2018 para 2019, houve redução de 60% nas demandas relacionadas a problemas ocasionados pelas chuvas, conforme dados da Central de Atendimento 156.

Em 2018, a central registrou o número de 16.842 solicitações relacionadas a alagamentos, enquanto no ano de 2019 foram 6.765 solicitações. De janeiro de 2020 até a primeira quinzena do mês de junho, foram recebidas um total de 76 ligações referentes ao assunto, a maioria sobre quedas de árvores causadas pelas fortes ventanias, além de limpeza de boca de lobo e de valas.

Mais de 90% das obras e dos investimentos são em bairros da zona Oeste

Esse resultado tem sido alcançado devido a construção de mais de 155 km de drenagem em toda a cidade, o que equivale um pouco mais que à distância de Boa Vista até o município de Caracaraí. As obras reduzem acúmulo de águas das chuvas por períodos prolongados, evitando a retirada de famílias de suas residências.

As obras também possibilitaram a eliminação de mais de 40 pontos críticos, até agora, e o fechamento de antigas valas que causavam transtornos aos moradores de diversos bairros da capital.

Segundo a prefeita Teresa Surita, investir na infraestrutura da cidade tem sido uma das grandes prioridades da gestão, a exemplo da pavimentação de mais de 500 ruas que antes não tinham nenhuma estrutura, além da construção de calçadas, meio-fio, sarjeta, recapeamento. “Mais de 90% das obras e dos investimentos aconteceram e acontecem em bairros da zona Oeste”, disse.

“A drenagem é uma das obras fundamentais para a organização da cidade e uma das mais caras para o poder público. Por isso, em todos esses anos, as obras de infraestrutura de Boa Vista foram feitas com recursos destinados pelo ex-senador Romero Jucá, reduzindo muitos problemas com alagamentos nos bairros mais afastados do Centro”, explicou a prefeita Teresa Surita.

As obras alcançaram vários bairros de Boa Vista, principalmente os da Zona Oeste, que sofriam com as consequências das chuvas. Outros 29 km de drenagem estão sendo construídos.

Demandas sobre alagamentos caíram de 16 mil, em 2018, para 76, em 2020

Atualmente, a prefeitura trabalha no fechamento da antiga vala do Bairro dos Estados, com implantação de drenagem e obras de infraestrutura na avenida Rio Grande do Sul e rua Pernambuco, uma reivindicação antiga dos moradores da região. Além disso, a rua Canopus, no bairro Cidade Satélite, também recebe drenagem.

PARQUE DO RIO BRANCO

Obras do parque estão em andamento, mas já é possível ver a mudança do antigo Beiral

Outra ação que contribuiu para a redução do número de alagamentos foi a retirada de mais de 350 famílias que viviam em condições precárias no antigo Beiral.

As famílias que viviam no local sofriam com problemas de alagamento no período do inverno e todo ano precisavam ser retiradas de suas casas por conta da cheia do rio Branco. Hoje essas pessoas vivem em melhores condições estruturais.

Na segunda intervenção do parque, foram feitas a terraplanagem e drenagem da área, com elevação da avenida Sebastião Diniz e canalização do igarapé Caxangá, evitando o transbordamento das águas das chuvas em períodos de grandes tempestades durante o inverno.