Recursos do Parque do Rio Branco foram garantidos e liberados pelo ex-senador Romero Jucá

O Parque do Rio Branco, inaugurado na noite desse domingo, 20, contou com recursos que foram garantidos no orçamento do Governo Federal e liberados pelo ex-senador Romero Jucá. O complexo onde foram instaladas várias atrações turísticas, como mirante de 100 metros de altura, a maior Selvinha Amazônica de Boa Vista, mural artístico, entre outros, é a maior obra turística do Estado de Roraima.

O projeto Parque do Rio Branco, foi idealizado pela prefeita Teresa Surita, que revitalizou a área de interesse social Caetano Filho (conhecida como Beiral). Romero Jucá, por sua vez, alocou os recursos em Brasília para a construção de todo o complexo, orçado em R$ 59.926.400,00. Tudo foi acompanhado e fiscalizado pela Caixa Econômica Federal, por instituições fiscalizadoras.

Além disso, em 2017, a Prefeitura de Boa Vista iniciou o processo de desocupação do Caetano Filho por meio de negociação com os proprietários das casas, de forma justa e pagando as devidas indenizações. As indenizações das 350 famílias foram feitas com recursos próprios do município. Cada família recebeu os pagamentos em até três dias de contratos assinados.

Para o ex-senador, a obra representa não apenas um novo cartão postal para Boa Vista, mas também uma grande mobilização social que começou com a transformação da antiga área de interesse social, o Caetano Filho, que por anos era motivo de grande transtorno à população.

“Esta é uma realização de um sonho. Aqui era uma favela onde havia tráfico de drogas, prostituição, inundação do rio e muitos sofrimentos para as famílias. Então nós conseguimos recursos e a prefeitura indenizou, mas de 350 famílias que viviam aqui de forma precária. Isto aqui hoje é um sonho, grande cartão postal e uma grande área de turismo para a cidade; então a prefeitura está de parabéns”, destacou Romero Jucá.

Parque do Rio Branco: Projeto foi elaborado pelo arquiteto Claudio Nina, que projetou a Ponta Negra, em Manaus e que contempla também macrodrenagem, ajuste do nível da área para prevenção de enchentes, além da instalação de equipamentos que promovam a atração do público e turística no local, marina flutuante, cortinas d’água e calçadão.

O local foi pensado para receber a cheia do rio sem prejuízo à estrutura. Possuirá também infraestrutura completa de lazer e esporte, contemplando área de bosque, bicicletário, torre mirante, área de convivência, atracadouro interno, espelho d’água, fontes, além de praia urbanizada na orla do rio Branco.