Com 100% dos leitos de UTI ocupados, pacientes do HGR esperam por oxigênio nos corredores

Foram registrados 212 novos casos totalizando 79.818 infectados pela Covid, conforme boletim divulgado pela Saúde na noite de domingo (21) - FOTO: Nilzete Franco

Nesta segunda-feira, 11, o jornal Folha de Boa Vista recebeu denúncia de profissionais de saúde do Hospital Geral de Roraima (HGR) informando que pacientes estariam esperando por oxigênio nos corredores. A unidade está com 100% de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 75% em relação aos leitos clínicos. A informação consta no Boletim Epidemiológico deste domingo, 10, divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesau). 

A denúncia informou, ainda, que pacientes de Manaus estariam buscando atendimento naquela unidade, uma vez que o Amazonas têm apresentado dados alarmantes de covid-19. Na semana passada, o Governo do Amazonas prorrogou por mais 180 dias (seis meses) o estado de calamidade pública, depois que hospitais do estado voltaram a ficar lotados com pacientes.

OUTRO LADO – Em nota, a Secretaria de Saúde informou que, no momento, as Unidades Hospitalares que integram a rede estadual de saúde estão abastecidas com quatro tanques de oxigênio para atender as demandas e que possui contrato anual para compra do insumo, com abastecimento quinzenal das unidades.

Conforme o boletim, foram confirmados 53 novos casos de covid-19, sendo 43 em Boa Vista. 

ÓBITOS – Em Roraima, já foram registrados 793 óbitos causados por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Outros 35 seguem em investigação.

Informações e foto: FolhaBV