Aeronave que caiu em terra indígena é encontrada

Liés Carvalho, de 67 anos, era o único na aeronave (Foto: Arquivo Pessoal)

A aeronave de pequeno porte que caiu em terra indígena Yanomami foi encontrada durante sobrevoo de uma equipe de resgate da da Força Área Brasileira (FAB). De acordo com informações obtidas pela Voare Táxi Aéreo, o local é de difícil acesso. O piloto desaparecido, identificado como Liés Carvalho, de 67 anos, que viajava sozinho ainda não foi encontrado. As buscas serão retomadas nessa sexta-feira às 06 da manhã.

O relato é que a empresa Voare Táxi Aéreo acionou a FAB, Corpo de Bombeiros e demais órgãos de fiscalização com a informação de que havia perdido contato com uma aeronave de pequeno porte que fazia o trajeto entre o município do Cantá (hangar da empresa) e a área yanomami.

“A Voare Táxi Aéreo LTDA informa que está em curso uma operação de busca e salvamento pela Forca aérea Brasileira (FAB), da aeronave monomotor, Cesnna 206, prefixo PT KVW, de sua propriedade, a qual teve seu último contato no dia 03/02/2021, as 12h29 na região do Surucucu, área indígena yanomami”, afirmou à companhia em nota.

A aeronave foi designada para transporte de cargas e insumos das equipes de saúde do Dsei yanomami, via contrato, decolando as 11h10 do aeródromo Pouso da Águia (SWPD) no Cantá, sob comando do comandante Lies Carvalho, com destino a comunidade indígena Paapiu, com previsão de 1h20 de voo. “Foram acionados todos os órgãos competentes, conforme Plano de Resposta a Emergência (PRE), aprovado pela Anac”, disse a empresa.

Informações: Folha de Boa Vista