Pandemia em Roraima pode ser controlada se medidas de isolamento forem mantidas, diz Fiocruz

Equipes da prefeitura em fiscalização para garantir as medidas sanitárias na capital

Medidas contra a propagação do coronavírus em Roraima adotadas nas últimas semanas mostram uma projeção de estabilidade de casos no estado a longo prazo no controle da pandemia.

A informação é do boletim InfoGripe, feito pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), com dados da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde.

Mesmo com a notícia positiva, a Fiocruz alerta que ainda não é momento de comemoração. O boletim explica que flexibilizações de medidas restritivas precisam ser mantidas. No caso de Boa Vista, comércios estão proibidos de atender presencialmente entre 21h e 7h. Aulas presenciais e acesso a praias e balneários estão suspensos.

“Bahia, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Roraima e Santa Catarina, que no boletim anterior apresentavam sinal de crescimento na tendência de longo prazo, passam a apresentar sinal de estabilidade, não sendo recomendadas flexibilizações das medidas de prevenção da transmissão enquanto não houver reversão e manutenção de sinal de queda na tendência de longo prazo”, menciona o boletim.

Além de Boa Vista, vários municípios de Roraima, como Bonfim, Caracaraí, Rorainópolis, Iracema e Amajari, endureceram ações preventivas com a proibição de aglomerações em locais públicos e limitações no funcionamento de comércios. Isso ocorreu após crescimento na incidência de casos da doença nas primeiras semanas de janeiro provocado pela disseminação das variantes do vírus.

O boletim também indicou que Roraima está estabilizado em relação a mortes por Sindrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), típica entre infectados pelo coronavírus. Da 3ª para a 4ª semana de janeiro, a média móvel de vítimas saltou de 28 para 64. Nos últimos cinco dias, 21 pessoas morreram desta forma.

“Aracaju, Boa Vista, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, João Pessoa, Porto Alegre, e Salvador, embora apresentem sinal de estabilidade na presente atualização, vêm de longo período de mantendo sinal de crescimento na tendência de longo prazo […] Reforçamos também o aviso de que, como SRAG está associada a eventos de internação, locais em que a rede de atendimento hospitalar estiver sobrecarregada podem resultar em diminuição na capacidade de registrar novas ocorrências”, avaliam as instituições.

Conforme dados da Secretaria de Estado de Saúde (Sesau), Roraima registra 87.032 diagnósticos positivos para coronavírus e 1.274 mortes. No Hospital Geral de Roraima (HGR), 71% dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) estão ocupados.

Informações: Roraima em Tempo