Prefeito Arthur Henrique entrega material didático para alunos e professores e playgrounds para as creches

Mais de 40 mil alunos beneficiados com os investimentos da prefeitura na educação municipal

Para equipar as escolas municipais e reforçar as aulas do Ano Letivo 2021, o prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique, deu início à entrega dos materiais didáticos e dos novos playgrounds para as creches do município. A cerimônia oficial aconteceu nesta segunda-feira, 24, na escola Municipal Laucides Inácio Oliveira, no bairro Airton Rocha.

São entregues aos alunos e professores os livros do programa Saber Igual (IAB), kits do Compasso Socioemocional e da Coleção Ciclo Aprendiz. As creches e proinfâncias ganham novos playgrounds para recreação. A prefeitura também está antecipando a entrega dos tênis e pares de meias. Os demais itens do fardamento serão entregues somente quando as aulas presenciais retornarem.

“Ainda não temos uma data definida para o retorno das aulas presenciais, mas a prefeitura continua dando apoio ao ensino remoto entregando todo o material didático para as crianças. Aproveito esse momento para pedir dedicação dos pais durante esse período de pandemia. A educação das crianças é tão importante quanto a saúde. A saúde dá a garantia de vida, mas quem dá qualidade de vida é a educação que elas  recebem”, disse o prefeito.

Pai solteiro e com três filhos matriculados na escola Laucides Oliveiras, o autônomo Ronaldo Matos, encara o desafio diário das aulas não presenciais. Para ele, a entrega do material é de grande importância a todos os pais de alunos que hoje, estão nesta missão junto com a escola.

“A gestão escolar municipal tem um carinho especial com a comunidade. Meus filhos estudaram em escolas particulares e não sentiram a diferença na qualidade do estudo, da merenda. A ajuda que recebemos em material didático e fardamento é de fundamental importância porque ajuda diretamente no orçamento familiar”, disse.

Para a dona de casa, Cristina Beckman, de 39 anos, mãe da aluna Maria Eduarda, 9 anos, os livros são essenciais para o andamento das aulas remotas. “Com os livros vai ficar mais fácil para a gente acompanhar as aulas e ajudar as crianças. Acho um bom trabalho da prefeitura, sempre dando um incentivo e ajudando”, disse.

Livros do Programa Saber igual – O material é destinado para mais 30 mil alunos do 1° ao 5º ano do Ensino Fundamental. Foram distribuídas 62 toneladas de material para as escolas urbanas, indígenas e do campo. São livros de Língua Portuguesa, Ciências e Matemática, fantoches e demais recursos pedagógicos. O programa Saber Igual foi implantado em 2013, trazendo a metodologia de ensino estruturado para Boa Vista.

Programa Compasso Socioemocional – O material será destinado para quase 40 mil alunos da pré-escola ao 5º ano do Ensino Fundamental. Entre os itens destacam-se livros, painéis e fantoches destina. O Compasso é um programa de aprendizagem socioemocional com aulas práticas e interativas.

Coleção Ciclo Aprendiz – Os livros da Coleção trazem uma proposta didática de leitura e interpretação de texto. São cerca de 11.700 kits destinados para as turmas de 4º e 5º anos e professores da rede. Cada kit possui 7 livros: Esporte; Cultura Afrodescendente; Água; Combate à Dengue; Saúde Bucal; Corona Vírus/Covid-19; Caderno de Atividades.

Playgrounds para as creches municipais – Às Casas mães e proinfâncias serão entregues 80 casinhas, 160 escorregadores médios e pequenos, 240 gangorras temáticas, 160 cercadinhos, 80 túneis lúdicos, 80 brinquedos gira pato.