Hospital da Criança Santo Antônio é o único do Estado com estrutura 100% reformada

O hospital tem toda estrutura apropriada para receber mais de 350 crianças por dia

Nos últimos anos, o Hospital da Criança Santo Antônio passou por grandes transformações para acompanhar o aumento na procura por atendimentos.  No mês passado, a Prefeitura de Boa Vista concluiu a última parte do projeto de reforma e ampliação da unidade.

Por ser um hospital de referência, a unidade recebe pessoas de outros municípios do estado e até países vizinhos. Atende pacientes de até 13 anos de idade em situações de urgência e emergências, com consultas especializadas ambulatoriais, além de diversos exames.

O agricultor Raimundo Aguiar, morador do município de Caroebe, sul do estado, disse que buscou atendimento para o seu neto, Leandro, de 2 anos, tanto em seu município como em Rorainópolis e não encontrou. Então, ele veio até o Santo Antônio onde foi bem atendido durante quatro dias de internação para tratar a pneumonia do neto.

“Eu nunca tinha precisado da unidade aqui de Boa Vista, mas eu precisei. E quero dizer para a sociedade que o povo de Boa Vista e do interior, que zele por esta unidade, pois tem um padrão de atendimento de excelência. Hoje meu neto está voltando para casa com saúde. Está curado da pneumonia. Então, todos estão de parabéns, desde a administração a população pelo bom serviço prestado”, relatou Raimundo Aguiar.

O Hospital tende pacientes de até 13 anos de idade em situações de urgência e emergências, com consultas especializadas ambulatoriais, além de diversos exames

Hoje, unidade hospitalar tem toda estrutura apropriada para receber mais de 350 crianças por dia, onde é garantido a elas um atendimento completo, desde a entrada no setor de emergência até a entrega de medicamentos, se for preciso, ou a internação, se necessária. A farmácia é abastecida regularmente.

“É uma estrutura toda equipada, onde o paciente entra e já sai com sua receita e seu remédio, podendo ir para casa se cuidar. Isto acontece não apenas no hospital, mas em todas as unidades básicas do município”, disse o secretário municipal de saúde, Cláudio Galvão.

Ao todo, são oito blocos do hospital totalmente reformados e revitalizados: o bloco A (administrativo), onde fica a direção, as coordenações e os ambulatórios de especialidades; os blocos B, C e D, onde ficam o laboratório de Análises Clínicas, o setor de Imagem, Emergência, Trauma e UTI;  o E e o H e, o último, o F e o G.

Cláudio Galvão lembra ainda que nesta época do ano, período chuvoso, a procura por atendimento aumenta muito. Outro motivo é a migração que vem crescendo nos últimos tempos.

“Tem a questão do aumento nos casos de gripe e a migração, que preocupa um pouco. Mas nós estamos preparados, na busca por mais profissionais de saúde. A dificuldade é grande, não só para o município, mas para o estado como um todo. Mas, sabemos que o Santo Antônio é um hospital de referência, que atende pessoas de outros lugares e que, nos últimos três anos, a população dobrou”, acrescentou.