Mais de 30 mil estão com contas de energia atrasadas

Segundo a Roraima Energia, inadimplência ainda está alta mas consumidores podem negociar as dividas com a empresa (Foto: Diane Sampaio/FolhaBV)
Segundo a Roraima Energia, inadimplência ainda está alta mas consumidores podem negociar as dividas com a empresa (Foto: Diane Sampaio/FolhaBV)

O estado de Roraima ainda tem mais de 30 mil pessoas que possuem algum débito com a atual concessionária de energia do estado, conforme dados da Roraima Energia. Atualmente a concessionária possui 165 mil clientes e o número de inadimplentes representa 18% da população atendida pela concessionária no mês de julho de 2019.

Ainda conforme dados da Roraima Energia, houve diminuição dos débitos dos consumidores com relação ao setor privado, que passou de 11,53%, em dezembro de 2018, para 9,32%, em julho de 2019.

No início deste ano, a Roraima Energia iniciou uma campanha de regularização de dívidas que seguiu até o dia 15 de fevereiro. Também segundo informações da concessionária, a campanha trouxe bons resultados. A média de clientes que buscavam realizar uma negociação no ano de 2018 foi de 1.300 por mês. Somente nos meses de janeiro e fevereiro de 2019, quando ocorreu a campanha, a média foi de 2.100, sendo negociado um montante geral de R$ 7,2 milhões.

Para o economista Cícero Ivo Moura Bezerra, mesmo realizando uma negociação com a concessionária de energia, o consumidor precisa manter a disciplina para economizar. “Se a pessoa não tem disciplina de poupar é melhor que ela nem negocie, porque acaba virando uma bola de neve. É preciso pensar bem se realmente esse consumidor tem condições de gerar economia suficiente para pagar as dívidas ficando atento ao parcelamento e mais seu consumo mensal.”, explica o economista.

Ainda conforme o economista, os principais vilões da conta de energia são as centrais de ar, a geladeira, o ferro de passar roupa e os chuveiros elétricos. “A ideia é a pessoa criar uma forma de se reeducar. Se você tem o hábito de utilizar uma central de ar, por exemplo, oito horas por dia, terá que usar menos e, além disso, evitar deixar as portas abertas quando usar a central. O melhor é aproveitar esse clima chuvoso para fazer essa economia. Na máquina de lavar, o ideal é juntar todas as roupas e lavar num só momento. A mesma coisa para o ferro de passar roupa. Apagar as luzes, desligar televisão quando ninguém estiver assistindo. No final das contas parece pouco, mas conta bastante. A gente não valoriza, às vezes, pois acha que não faz a diferença, mas já gera uma economia. Todas as atitudes somadas te darão um efeito positivo no fim do mês”, revela Cícero.

Para o consumidor interessado em quitar as dívidas de energia, a Roraima Energia destaca que, apesar da campanha já ter se encerrado, ainda estão disponíveis boas condições para negociação. A população pode procurar atendimento por meio do telefone 0800 7019120 ou nas lojas de atendimento da concessionária.

Informações: Folha de Boa Vista