Deputados criticam Governo do Estado em sessão na Assembleia

A sessão foi marcada por críticas dos deputados estaduais ao governador Antonio Denarium (Foto: Supcom ALE-RR)
A sessão foi marcada por críticas dos deputados estaduais ao governador Antonio Denarium (Foto: Supcom ALE-RR)

Os ânimos ficaram alterados na sessão desta terça-feira (20) na Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR). Os parlamentares presentes não pouparam críticas ao governo de Antonio Denarium (PSL).

O presidente da Casa, deputado Jalser Renier (SD) questionou a falta de participação dos deputados estaduais na assinatura que deu prosseguimento ao concurso da Polícia Civil em Roraima, feita na noite de segunda-feira, 19, pelo governador Antonio Denarium (PSL). “A Assembleia Legislativa não poderia ficar alheia a esta questão. Alocamos os recursos necessários em orçamento, contra a vontade do Poder Executivo, para a segunda fase do concurso público.

A Universidade Estadual de Roraima é a detentora dos valores e responsável pelas etapas que serão feitas daqui para frente”, disse.

O presidente da Casa, Jalser Renier, acrescentou que tanto o concurso público da Polícia Militar quanto o da Polícia Civil, foram cancelados por duas vezes pelo Governo do Estado. “Todos os deputados estaduais, em uma reunião conjunta, resolveram internalizar como favorável a divergência entre a Assembleia e o Governo, em prol da população”, afirmou Jalser.

O deputado acrescentou que a Casa alocou os recursos necessários em orçamento, contra a vontade do chefe do Poder Executivo, e colocaram a primeira e segunda fase do concurso da Polícia Militar na Universidade Estadual.

Também se pronunciou sobre a educação enquanto membro da Mesa Diretora. “A Escola 13 de Setembro é uma escola histórica para Roraima. E nós lamentamos a atual insensatez da atual secretária de Educação ao achar que política tem que ser feita apenas com caneta, sem ouvir a população”.

O deputado Jefferson Alves (PTB) também se pronunciou sobre o assunto e disse que a base aliada ‘só serve para aguentar vaias’, mas não para receber os louros.

O deputado Renato Silva (PRB) declarou que a atitude do Governo do Estado foi desrespeitosa com os parlamentares da Casa, com a Universidade Estadual e os concurseiros. “Se ele tivesse respeito teria convocado os deputados para participar da reunião. Não só os da base e sim todos os parlamentares, pois a emenda foi em conjunto da bancada do Estado”.

O deputado Evangelista Siqueira (PT) utilizou da tribuna em plenário na Assembleia para reclamar sobre a falta de comunicação do Governo do Estado na educação. O parlamentar questionou o fechamento ‘temporário’ da Escola 13 de Setembro que até o momento não foi reaberta, além da extinção de duas escolas no Sul de Roraima, sem maiores esclarecimentos pela gestão estadual.

O parlamentar frisou que participou, junto de outros deputados, de mobilização de pais de alunos da escola 13 de Setembro no último sábado e escutou as demandas da população. Os familiares questionam a distância que os alunos que estudavam na escola agora têm que enfrentar, já que foram matriculados em unidades mais distantes de casa. Segundo eles, a mudança influencia no orçamento familiar por aumento de custos com gasolina e ônibus e até a segurança dos estudantes, já que os que não têm condições precisam voltar a pé para casa.

GOVERNO DO ESTADO – A Folha entrou em contato com o Governo do Estado sobre as declarações feitas pelos parlamentares, porém não obteve retorno até o fechamento da matéria.