Prefeitura alerta população para evitar criadouros do mosquito nos quintais das casas

As equipes de agentes visitam diariamente bairros da capital orientando os moradores sobre medidas simples que podem ser adotadas para evitar a proliferação do mosquito
As equipes de agentes visitam diariamente bairros da capital orientando os moradores sobre medidas simples que podem ser adotadas para evitar a proliferação do mosquito

Para evitar a proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, a Prefeitura de Boa Vista intensifica as visitas dos agentes de combate às endemias (ACE) aos bairros da capital, principalmente, naqueles onde foi registrado alto índice de infestação do mosquito. 

O último Levantamento Rápido de Índice de Infestação para o Aedes aegypti (LIRAa) classificou Boa Vista com alto risco, com 4,8%. O bairro Araceli é um dos que estão no topo da lista dos locais com alta incidência do mosquito, com 12,5%. Diariamente as equipes de agentes visitam os quarteirões orientando a população sobre medidas simples que podem ser adotadas para evitar a proliferação.

A agente de combate às endemias, Dannyele Cristiane Almeida, explica que no verão os criadouros geralmente são aqueles de uso diário do morador, como a caixa d’água para armazenamento, pingadeiras de ar-condicionado e outros.

“É mais comum no verão a utilização de caixas baixas para o armazenamento nos bairros onde ocorre a falta de água. O ideal é que, pelo menos, uma vez por semana o morador faça a limpeza dessa caixa e a troca de água e também a higienização das vasilhas do cachorro, evitando assim a proliferação do mosquito e doenças”.

Durante as visitas, os agentes encontram também um grande número de acumulo de lixo doméstico e entulhos em frente às casas e nos terrenos baldios. Uma simples tampinha de garrafa jogada no quintal é capaz de proliferar vários mosquitos.

A orientação da prefeitura é que a população mantenha a atenção redobrada com qualquer objeto jogado que possa acumular água e que acondicione o lixo de maneira correta e não acumule entulhos.

“É importante esclarecer que no último levantamento de índice de infestação do mosquito, um dos principais criadouros foi o lixo doméstico. Orientamos que os sacos de lixo sejam bem fechados e colocados em locais cobertos, outra medida fundamental é manter os quintais limpos e livres de objetos que possam acumular água e a proliferação do Aedes”, orienta o coordenador do Núcleo de Doenças Transmitidas por Vetores, Samuel Garça.

O morador do bairro Araceli, João Jorge Costa, 54, tem mantido o quintal limpo para evitar doenças. “Eu tento manter meu quintal limpo, capino e varro quase todos os dias e embalo direitinho o lixo para a prefeitura levar, além de trocar a água do cachorro”, conta.

Resultado do 5º LIRAa do ano –A média do índice de infestação predial foi de 4,8% com 313 imóveis positivos para o Aedes. Dos 313 imóveis positivos, 93% correspondem a residências e comércios e outros 7% de terrenos baldios. Dos 54 bairros avaliados, 28 foram classificados como alto risco, 18 com médio e 8 com baixo risco de infestação do mosquito.

Alguns cuidados básicos para evitar a proliferação do mosquito – Manter fechadas e vedadas as caixas de água, cisternas e poços, tampando com telas aqueles que não têm tampa. Os tonéis e depósitos de água que não possuem tampa devem ser escovados e cobertos com telas. Entulho e lixo devem ser descartados corretamente, os pneus em local coberto.