Leonardo DiCaprio, ator americano, postou nesta quinta-feira (26) uma imagem de um encontro entre povos indígenas brasileiros. Os índios se posicionam e formam as palavras “Fora garimpo” em denúncia às extrações ilegais de minério nas terras das etnias Yanomami e Ye’kwana, em Roraima e no Amazonas.

“Fora garimpo” – uma poderosa mensagem dos povos Yanomami e Ye’kwana do Norte do Brasil para o mundo. Apesar das leis brasileiras considerarem ilegal a mineração nas terras indígenas Yanomami, milhares de garimpeiros entraram recentemente no parque, uma das maiores reservas indígenas do Brasil, e espalharam malária e contaminaram os rios com mercúrio”, disse o post.

“A invasão ocorre após o corte no orçamento das operações policiais da Amazônia no Brasil, deixando as áreas protegidas vulneráveis ​​à exploração. A última vez em que houve uma invasão dessa escala foi na década de 1980, quando cerca de um quinto da população indígena morreu devido à violência, à malária, à desnutrição, ao envenenamento por mercúrio, entre outras causas. Em um recente encontro das lideranças Yanomami e Ye’kwana, os povos enviaram uma carta às principais autoridades do Executivo e do Judiciário brasileiro. “Não queremos repetir essa história de massacre”, completou DiCaprio.

A foto foi concedida pelo Instituto Socioambiental (ISA), organização que trabalha em diferentes áreas da Amazônia, como a bacia do Xingu, no combate ao desmatamento e na proteção dos povos tradicionais.

Informações: G1 Roraima — Foto: Victor Moryama/ISA/Divulgação

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here