Investimentos e avanços na educação municipal são apresentados aos vereadores

O secretário municipal de Educação e vice-prefeito Arthur Henrique foi à Câmara Municipal de Boa Vista, na manhã desta quarta-feira, 4, para prestar contas dos investimentos da secretaria, referente ao 3º quadrimestre de 2019. 

Com gráficos, números e imagens, Arthur Henrique apresentou as ações da Smec entre os meses de setembro a dezembro de 2019. As despesas com os recursos próprios do município e do Fundeb; número de servidores convocados e empossados neste período; evolução mensal no quantitativo de alunos matriculados e o comparativo entre 2017 e 2019 (35.637 /40.748 alunos matriculados). 

Secretário destacou que este é um momento de transparência com os vereadores da casa que trabalharam junto com a prefeitura durante todo o ano, em especial, na aprovação de projetos. “Parceria muito importante para que a gente consiga desenvolver nossas ações. É um retorno para que eles entendam o que estamos realizando dentro da secretaria”, declarou o secretário. 

Na apresentação estavam os investimentos em infraestrutura, como a entrega da 15º unidade de ensino em setembro de 2019, entrega de quadras esportivas. Destacou também as principais ações desenvolvidas pela Superintendência de Educação Básica como encontros e capacitações dos servidores municipais, mostras pedagógicas, festivais esportivos, Feira Municipal de Iniciação Cientifica e o Prêmio Delacir. 

Os programas e projetos executados nas escolas também foram citados durante a apresentação, tais como: Saber Igual, Compasso Socioemocional, Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), Desbravadores Digitais, projeto BV 128 – realidade virtual e a inovação da Robótica Educacional. 

Para o vereador Zélio Mota, líder do executivo municipal na Câmara de Boa Vista, a prestação de contas da educação é um rito importante dentro do processo de transparência que a lei exige. 

“A gente sabe que a educação do município tem avançado muito, construímos várias escolas, aumentamos o número de vagas, e com tudo isso traz esse fortalecimento da educação municipal. Assim como todo o corpo de professores, que recebem os salários em dia, contas equilibradas, as progressões. Essa transparência é importante e a câmara está aqui para acompanhar e ver de perto esses números”, declarou. 

Boa Vista tem diferenciais no ensino. Hoje, a rede conta com recursos pedagógicos que poucas escolas públicas do país têm. Além do Ensino Estruturado, os alunos têm acesso aos materiais manipuláveis, tem os Desbravadores Digitais, utilizam Tablets no processo de alfabetização, mesas pedagógicas digitais que auxiliam o ensino da matemática, a Coleção de Leitura, item essencial para despertar o hábito de ler nas crianças.