A Prefeitura de Boa Vista deu início às obras de infraestrutura no Cidade Universitária, no bairro Cidade Satélite. O serviço de drenagem foi iniciado pela Av. Universo. O local foi contemplado com um pacote que inclui drenagem, pavimentação e urbanização. Os recursos são oriundos de um convênio da Prefeitura de Boa Vista com o Ministério das Cidades.

O Cidade Universitária é um loteamento particular autorizado em gestão anterior, que não determinava que o empreendimento fornecesse toda a infraestrutura necessária, o que acabou prejudicando os compradores dos lotes e gerando custos ao poder público.

Na atual gestão, o município exige que os loteamentos forneçam drenagem, pavimentação e iluminação. A prefeitura só autoriza novos loteamentos com toda a infraestrutura necessária.

“Nós vamos atender a uma demanda antiga dos moradores do Cidade Universitária, melhorando a condição de diversas ruas do local, assim como temos feito em toda a cidade. Mas é importante ressaltar que muitos loteamentos como este foram liberados sem a infraestrutura necessária, isso torna mais difícil conseguir recursos para implantar esses serviços posteriormente. Mas nós temos nos planejado e estamos tentando atender na medida do possível”, explicou a prefeita Teresa Surita.

Melhorias por toda a cidade

A Prefeitura de Boa Vista tem trabalhado em diversas obras que contribuem diretamente para a melhoria da qualidade de vida da população, como por exemplo, a infraestrutura da cidade. Desde o início da gestão, em 2013, mais de 500 ruas já foram asfaltadas onde antes não havia nenhum tipo de infraestrutura.

Paralelo a isso, a prefeitura já executou mais de 150 km de drenagem em toda a cidade, obras que vão evitar o acúmulo de água das chuvas por períodos prolongados. Também já foram executados mais de 107 km de recapeamento nas principais ruas e avenidas da cidade e outros 315 km de calçadas foram construídos, garantindo qualidade de vida e segurança dos moradores e pedestres.

Obras de infraestrutura são serviços que têm alto custo e demandam tempo, por conta de todos os trâmites legais exigidos antes dos serviços começarem a ser executados. A maior parte dos recursos destinados para as obras de infraestrutura na cidade foi viabilizada pelo ex-senador Romero Jucá, em parceria com o Governo Federal.

Ruas que serão contempladas no Cidade Universitária
Rua Universidade Paulista-UNIP Entre a R. Faculdade da Amazônia e a Av. Universo
Rua Universidade Estácio de Sá Entre a R. Faculdade da Amazônia e a Av. Universo
Rua PUC (Pontifícia Universidade Católica) Entre a R. Faculdade da Amazônia e a Av. Universo
Rua Unifesp Entre a R. Faculdade da Amazônia e a área verde
Rua USP (Universidade de São Paulo) Entre a R. Faceten e a Av. Universo
Rua Canopus Entre a R. Faceten e a Av. Universo
Rua Universidade Federal de Roraima-UFRR Entre a Alameda Antares e a Rua Canopus
R. Faculdade atual da Amazônia Entre a Alameda Antares e a Rua Universidade Paulista -UNIP
R. Faculdades Cathedral Entre a Alameda Antares e a Rua Canopus
R. Universidade Estadual de Roraima-UERR Entre a Alameda Antares e a Rua Canopus
R. Pedro Camargo Entre a Alameda Antares e a Rua Canopus
Rua Vega Entre a Av. Universo e a Rua Faculdade Atual da Amazônia.
Av. Universo Entre a Alameda Antares e a Rua UNIP