Em meio a tantas notícias negativas que surgem ao longo da pandemia do novo coronavírus, eis que surgem atitudes de reconhecimento e gratidão aos serviços prestados pelos profissionais de saúde do município. Esta semana, pacientes curados da covid-19 presentearam com bolos as equipes das unidades básicas de saúde Aygara Motta, no Cidade Satélite e Mariano de Andrade, no Caranã.

Uma das primeiras pacientes que devolveu o carinho recebido pela equipe do Aygara Mota foi Ingrid Melo Delgado. Junto ao bolo, ela deixou uma cartinha escrita demonstrando a satisfação de ter sido bem atendida na unidade. O gesto de afeto e gratidão surpreendeu os profissionais da unidade na quinta-feira, 18.

“É nos momentos em que nos encontramos mais debilitados que precisamos que nos tratem com dignidade e carinho. E foi assim que fui tratada na Unidade de Saúde Aygara Mota. E graças à determinação de todos, a vontade e ao esforço que hoje posso dizer: Está tudo bem. Minha eterna gratidão e admiração a todos que se dedicam em ajudar o próximo de forma tão especial e humana. Deixo aqui minha gratidão”, escreveu Ingrid.

Já o senhor Leonice Oliveira, de 76 anos, venceu a doença e encomendou um bolo especialmente decorado com o tema para os profissionais também do Aygara Mota. No bolo estava a seguinte frase “Eu venci a covid-19! Obrigado por tudo. A todos vocês gratidão e respeito, muito obrigado por cuidar da gente”. Junto às frases estavam imagens que representavam os profissionais de saúde. Ele foi pessoalmente fazer a entrega nessa sexta-feira, 19.

Como era do grupo de risco, o seu Leonice ficou quase um mês lutando contra a doença em casa mesmo, com a ajuda da família e dos profissionais. Ficou muito debilitado e por diversas vezes foi levado para atendimento no Aygara Mota. Lá recebia toda atenção necessária, desde o monitoramento da medicação como da oxigenação. 

Já a servidora pública, Maria da Natividade Rêgo, de 66 anos, procurou a unidade de Saúde Mariano de Andrade, no Caranã, na terça-feira, 17, com um exame particular para o médico do posto avaliar. Segundo ela, o que mais chamou a atenção foi o cuidado dos profissionais com os pacientes que aguardavam a consulta, o atendimento médico, além da limpeza e a ordem do local. Isso a deixou muito feliz, tanto que resolveu fazer este mimo à equipe.

“Fiz um exame particular para saber se estava com o vírus, e levei o resultado para ser lido por um profissional de posto de saúde. Observei o carinho que os atendentes davam a cada um de nós, inclusive o diretor, que se preocupava se o sol tava incomodando os pacientes. Tudo isso observei, sem falar da limpeza. Tudo em ordem. O médico ainda ensinou como deveríamos fortalecer a nossa imunidade, através de sucos”, declarou.

Para o diretor da unidade, Handson de Lima, o carinho da senhora Maria com a equipe foi uma surpresa. “Ela já havia expressado a sua satisfação com o atendimento e a organização. Havia visto nosso esforço para tentar minimizar as falhas e levar um bom atendimento para os nossos usuários. Para nós é bastante gratificante esse carinho e mostra que estamos no caminho certo”, declarou.

Visando redobrar a atenção neste período de enfrentamento do novo coronavírus (Covid-19), a prefeitura disponibilizou 8 unidades de saúde para atender exclusivamente os pacientes suspeitos e confirmados da doença. Uma medida que tem como objetivo evitar a contaminação de pessoas que buscam outros atendimentos.