Prefeitura e entidades parceiras recolhem embalagens de defensivos agrícolas na área rural de Boa Vista

Uma ação conjunta entre a Prefeitura de Boa Vista e o Instituto Nacional de Processamento das Embalagens Vazias (InpEV) resultou na coleta de embalagens de defensivos agrícolas na área rural do município, nessa quinta-feira, 17.

Os pontos de coleta foram fixados no P.A Nova Amazônia e P.A Nova Amazônia I. O recolhimento das embalagens é importante, pois evita a contaminação do solo e multas. O secretário municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas, Guilherme Adjuto, destacou o resultado positivo da primeira ação realizada pela prefeitura em parceria com o InpEV.

“O resultado da ação foi satisfatório. Nós conseguimos recolher um ‘caminhão-caçamba’ de embalagens que terão a destinação correta. Outras ações serão realizadas no próximo ano, em Boa Vista”, disse.

A supervisora do InPEV, Edilene Araújo, falou sobre a importância da campanha. “Nós atuamos com o recebimento destas embalagens vazias para destiná-las corretamente. A importância é muito grande, pois o agricultor não fica acumulando embalagens em sua propriedade, ajuda a preservar o meio ambiente e o bem-estar de sua família”, disse.

No ato de entrega das embalagens, o agricultor recebeu um comprovante para fins de fiscalização. O Agricultor Milton Lima de Negreiros destacou que fez a sua parte e aprovou a iniciativa da entrega voluntária.

“Essa ação da prefeitura veio para facilitar para nós, agricultores, a entrega das embalagens, pois além de não termos espaço [para guardá-las], podem ainda prejudicar o meio ambiente”, comentou.

Entenda como funciona o processo coleta das embalagens

O agricultor chega ao ponto de coleta e entrega as embalagens vazias, que são recebidas por um profissional com a vestimenta e proteção específicas para o trabalho. Em seguida, os recipientes são conferidos, classificados e embalados para evitar qualquer vazamento ou contaminação.

Simultaneamente, o agricultor recebe um comprovante de devolução, onde constam as informações sobre quantidades e o tipo de embalagem que está sendo devolvida, o que respalda o produtor em caso de fiscalização dos órgãos competentes.

As embalagens devidamente armazenadas são enviadas para a central de processamento, que funciona no distrito industrial, onde são classificadas e separadas por tipo de material. Após esse passo, são encaminhadas para reciclagem. Com as embalagens recolhidas, são produzidos materiais como conduítes, vassouras, bem como outras embalagens para defensivos agrícolas.

2020.12.17 Coleta embalagens vazias de agroquímicos (1)