Atos de vandalismo causaram inúmeros prejuízos à população de Boa Vista em 2018

Atos de vandalismo têm provocado prejuízos e desconforto a todos os moradores de Boa Vista. Só neste ano, inúmeros ataques foram registrados em vários equipamentos públicos espalhados em todos os bairros da cidade.

Ao todo, a Prefeitura de Boa Vista precisou substituir, dentre outros: quase 3 mil metros de cabos de energia furtados de praças e avenidas. Precisou repor quase 600 lâmpadas de led e piscas de enfeites de natal de ruas, avenidas, abrigos de ônibus, praças e quiosques. Também já foram furtadas seis centrais de ar das paradas, 98 baterias, 2 controladores de cargas e depredaram pelo menos 14 novos abrigos, que tiveram portas de vidro quebradas, adesivos arrancados, centrais queimadas.

Os ataques acontecem de forma indiscriminada. Placas de trânsito, abrigos de ônibus, bancos de praças, fontes da Praça das Águas, iluminação pública das praças, quiosques, furtos de cabos de energia, depredação em ônibus, pichações, playgrounds de praças, lixeiras, furtos de equipamentos de energia solar dos abrigos, são os principais alvos de atos de vandalismo.

São muitos os prejuízos gerados ao município com esse tipo de delito, aos cofres públicos e principalmente o transtorno causado à população, uma vez que o dinheiro utilizado para reparar os prejuízos poderia ser usado para construir novos espaços.

Tudo que foi destruído teve um investimento anteriormente, então diante dessa crise que o país inteiro está passando, o dinheiro gasto para consertar o dano que foi causado poderia ser utilizado em outras benfeitorias para a população e não para refazer o mesmo trabalho.”, explicou a prefeita Teresa Surita.

Danificar ou destruir propriedade, seja pública ou privada, de propósito é crime, conforme o artigo 163 do Código Penal brasileiro, e a pena para quem for pego destruindo o patrimônio público pode variar de seis meses a três anos de detenção além de multa.

A Guarda Civil Municipal tem intensificado as rondas em todos os espaços urbanos e públicos, buscando inibir atos de vandalismo. Em julho deste ano, por exemplo, guardas-civis municipais prenderam em flagrante um homem acusado de depredar duas paradas de ônibus no bairro Alvorada, zona Oeste de Boa Vista.

Quem presenciar um ato de pode acionar a Guarda Municipal, no telefone 153,  a Polícia Militar, pelo telefone 190, ou fazer uma denúncia por meio da Central de Atendimento 156. O apoio da população é muito importante para que possamos punir quem pratica esses atos de vandalismo.

De acordo com  Inspetor Murilo, superintendente da Guarda Civil Municipal (GCM). A prefeitura, por meio da GCM, tem intensificado o combate aos vandalismo.

Estamos trabalhando no sentido de inibir o vandalismo. Colocamos oito motocicletas diárias no patrulhamento das praças, uma média de três viaturas nas ruas. Para 2019 vamos continuar fazendo o patrulhamento. Nós dividimos a cidade em áreas e vamos colocar nosso pessoal de maneira coordenada, onde cada equipe vai ficar um tempo em determinado local. Tudo para, não só combater o vandalismo, mas, coibir outros crimes tanto contra o patrimônio como contra o munícipe” explicou.

Notícia: Prefeitura de Boa Vista