Violência contra a mulher é grave problema de saúde pública

As várias formas de violência às quais as mulheres estão susceptíveis podem acarretar consequências graves para a integridade física e mental das pacientes, alerta o médico psiquiatra Alberto Iglesias.  O especialista ressalta que a violência traz implicações à qualidade de vida da mulher, e se externa para a sociedade como um todo.

“Como a saúde do ser humano depende diretamente  de sua condição física, social e mental, é provável que o bem-estar de mulheres que sofreram violências seja inferior ao das mulheres que não passaram pelo mesmo problema” explica.  Para ele, as características socioeconômicas, demográficas, regionais e/ou comportamentais também influenciam.

“As agressões causam efeitos diversos para a vida da mulher, independente da sua idade e condição social. Além de sequelas físicas, ela desenvolve traumas, muitas delas tendem a sofrer com baixa autoestima e muitas vezes problemas de saúde, que as impossibilitam total ou parcialmente de desenvolverem atividades laborativas” diz.

Perfil do agressor

Segundo o médico, os homens agressores possuem características comuns que os tornam violentos e doentes, apesar disso, não é possível identificar quem são esses agressores, que só apresentam esse comportamento, muitas vezes depois do envolvimento. “Pensamentos equivocados sobre as diferenças sexuais sinalizam uma personalidade violenta. Quando um homem acredita que existe uma aparente inferioridade da mulher, esse pensamento pode ser usado como uma justificativa para violência” diz.

Outro sintoma que pode ser previamente percebido em um agressor é a constante sensação de frustração. “A baixa tolerância à frustração pode ser percebida através de manifestações de irritabilidade fácil, comportamentos e comunicação não assertiva, desmotivação e desistência de tarefas ou objetivos” relata.

Em outros casos, o ciúme patológico injustificado é uma das principais causas da agressão do homem à mulher. “Ele não admite que a mulher não o pertence e por isso não aceitam perder. Examina com frequência os objetos pessoais do companheiro. Apresenta uma personalidade dominante, querendo, por isso controlar tudo à sua volta” explica.

Informações e foto – Folha de Boa Vista