Acidente com pick up mata estudante e deixa quatro feridos

No começo da tarde dessa quinta-feira, 11, cinco pessoas sofreram um acidente grave na estrada que dá acesso às comunidades indígenas do Uiramutã, região Nordeste do Estado. Todos eles estavam num veículo de transporte escolar que capotou, deixando dois bastante feridos e fazendo como vítima fatal uma adolescente que morreu antes de receber socorro.

Um morador da região pediu ajuda pela internet para que as vítimas fossem atendidas, afirmando que o acidente aconteceu na Comunidade do Caraparu II, na Água Fria, cobrando que alguém informasse, com urgência, a Sesai (Secrecretaria de Saúde do Índio) sobre o capotamento do veículo escolar que vinha de uma assembleia estadual da Organização dos Professores Indígenas de Roraima (OPIRR).

Um professor informou que a adolescente que morreu morava na Comunidade do Caraparu III, revelando que outra jovem estava muito machucada e que um rapaz ficou com um corte profundo no rosto. Alguns dos passageiros foram encaminhados para a sede do município do Uiramutã, onde deram entrada no hospital.

Devido à gravidade do acidente, os feridos em estado mais grave foram removidos de avião do Uiramutã até Boa Vista, onde duas viaturas, sendo uma do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e outra do Resgate do Corpo de Bombeiros aguardavam no Aeroporto e fizeram o transporte das vítimas até o Pronto Socorro Francisco Elesbão para atendimento médico especializado. Uma das vítimas teve traumatismo craniano e sua condição clínica é delicada.

O terceiro ferido chegou numa caminhonete da Sesai com possível fratura no braço esquerdo. O diretor do Pronto Atendimento, Fernando André, acompanhou o atendimento da equipe médica às vítimas e deu um parecer sobre cada uma delas. “Chegaram por volta das 16h. O jovem de 19 anos tem um traumatismo craniano grave, com rebaixamento do nível de consciência, por conta disso teve que ser intubado e sedado e está em coma induzido. Também tem uma lesão do hemotorax esquerdo, que foi drenada. Além disso, tem uma hemorragia no cérebro, mas, nesse caso, o tratamento é conservador. Tem área reservada na UTI [Unidade de Terapia Intensiva] para fazer acompanhamento e observação neurológica pelas próximas 48h”, explicou.

Quando à adolescente de 17 anos, também teve um traumatismo abdominal de baço, também pequena, e não necessita de intervenção cirúrgica. Teve fratura na clavícula esquerda e fraturou as costelas. Ela não é uma paciente grave e vai ficar em observação. A terceira vítima ainda está em avaliação médica, acreditamos que não seja grave. A quarta vítima está a caminho da Capital, mas os mais graves vieram primeiro.

O secretário de educação de Pacaraima, Abraão Oliveira, que acompanhou o caso desde que soube do acidente, juntamente com a secretária de educação do Estado, Leila Perussolo presenciaram a chegada das vítimas e procuraram a equipe médica para obter informações.

Funcionários do Instituto de Medicina Legal (IML) foram ao local dos fatos para fazer a remoção do corpo da adolescente que só chegou à Capital na madrugada de hoje, 13, para ser examinado, por se tratar de uma área de difícil acesso. Até o fim da tarde de ontem, a reportagem da Folha não teve acesso à identificação da vítima.

Informações – Folha de Boa Vista – Foto – Aldenio Soares