“Vivemos em um Estado que tem um potencial agrícola gigantesco”, afirma Teresa Surita

Teresa, enquanto prefeita, foi a gestora que mais investiu nas áreas rural e indígenas de Boa Vista

A ex-prefeita de Boa Vista, Teresa Surita, utilizou as redes sociais nesta quarta-feira, 28, para enaltecer o trabalho do agricultor de Roraima, em comemoração ao Dia do Agricultor. “Hoje quero homenagear a todos os que nunca desistiram de tirar da terra o nosso alimento, que, faça chuva ou faça sol, estão dando o seu melhor”, escreveu.

Teresa, enquanto prefeita, foi a gestora que mais investiu nas áreas rural e indígenas de Boa Vista, desde a criação em 2017 da Secretaria Municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas de Boa Vista. Com a Secretaria, pôde dar atenção especial ao agricultor familiar. Desde então, centenas de produtores têm recebido auxílio com insumos, maquinários, consultorias, o que fez aumentar consideravelmente as áreas de produção, gerando emprego e renda no campo.

Os produtores também foram beneficiados pelo Plano Municipal de Desenvolvimento do Agronegócio (PMDA), com assistência técnica, dando acesso a créditos agrícolas, abertura e ampliação de novas áreas, fornecimento de insumos, plantio técnico até a colheita, dentre outros. Já teve até produtor rural e indígenas viajando para participar de feiras internacionais, como reconhecimento ao trabalho desenvolvido com o apoio da prefeitura.

O fornecimento de insumos como calcário, adubos, sementes e defensivos são realizados mediante contratos firmados entre a Secretaria, cooperativa e produtor, com a obrigatoriedade de prestação de contas anual dos contratados à secretaria e de reinvestimento pelas cooperativas em novos produtores.

Outra modalidade de atendimento é a mecanização para abertura de novas áreas para pequenos produtores em condições de custear sua produção, sem contrato de fornecimento de insumos. Além destas ações, a Secretaria criada por Teresa fomenta o desenvolvimento da agricultura nas terras indígenas fornecendo insumos, máquinas e assistência técnica sem necessidade da obrigatoriedade de participação de cooperativa ou de contrato.

Com o apoio do ex-senador Romero Jucá, a Secretaria também pôde atender todas as comunidades indígenas de Boa Vista, tanto com entrega de insumos para produção agrícola, equipamentos, gado, patrulha mecanizada, dentre outros. Ainda na gestão de Teresa, centenas de quilômetros de estradas vicinais foram recuperados com a Patrulha Mecanizada, garantindo o escoamento do que é produzido no campo.

Com Teresa, a Secretaria de Agricultura também comprou alimentos dos produtores através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), criado para promover o acesso à alimentação e incentivar a produção familiar. Os alimentos comprados são doados à população em situação de vulnerabilidade social cadastrada na Secretaria Municipal de Gestão Social (SEMGES)

“Como gestora, além de reconhecer esse trabalho importante, sempre me dediquei ao agricultor, com incentivos e muita parceria. Vocês movem o nosso país e merecem governantes que estejam ao lado de vocês cooperando para o crescimento e desenvolvimento de todo esse potencial. Feliz Dia do Agricultor”, escreveu Teresa.