Vendas do comércio desaceleram em outubro, mas setor tem 6ª alta seguida

Alta foi de apenas 0,1% em outubro, após avanço de 0,8% em setembro. No acumulado no ano, crescimento é de 1,6% (Foto: Reprodução/TV TEM)
Alta foi de apenas 0,1% em outubro, após avanço de 0,8% em setembro. No acumulado no ano, crescimento é de 1,6% (Foto: Reprodução/TV TEM)

As vendas do comércio varejista cresceram 0,1% em outubro, na comparação com o mês anterior, o que representa uma desaceleração frente a alta de 0,8% registrada em setembro, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Trata-se do resultado mais fraco desde maio, quando o avanço também foi de 0,1%. Apesar da perda de ritmo, foi o 6º mês seguido de crescimento do varejo.

“O índice de média móvel trimestral, após acréscimo de 0,6% no trimestre encerrado em setembro, mostrou perda de ritmo no trimestre encerrado em outubro (0,4%)”, informou o IBGE.

Alta de 1,6% no ano

Na comparação com o outubro do ano passado, houve alta de 4,2% – sétima taxa positiva seguida. No acumulado no ano, o avanço chega a 1,6%. Em 12 meses, a alta passou de 1,6% em setembro para 1,8% em setembro, mantendo a trajetória de recuperação gradativa do setor, embora ainda abaixo do ritmo registrado em outubro do ano passado, quando acumulava alta de 2,8%.

Segundo a gerente da pesquisa, Isabella Nunes, o varejo está encerrando 2019 melhor do que iniciou. “Isso por conta do quadro conjuntural mais favorável ao consumo, com uma melhora no mercado de trabalho, apesar de predominar a informalidade, e na massa de rendimentos. A liberação do FGTS e a inflação controlada também impulsionaram as vendas. Além disso, houve um aumento na concessão de crédito para pessoa física, o que estimula a aquisição de bens duráveis”, avaliou.

O IBGE também informou que a receita nominal (que não desconta a inflação) do comércio cresceu 0,5% na passagem de setembro para outubro e 5,2% na comparação com ou de 2018.

Informações: G1