Venezuela registra 440 casos de coronavírus e Maduro diz estar ‘preocupado’ com Brasil

A Venezuela registrou 17 novos casos de coronavírus nas últimas 24 horas, elevando o total de diagnósticos para 440. O presidente Nicolás Maduro afirmou estar ‘preocupado’ com a curva epidemiológica do Brasil, a quem atribui grande parte dos casos importados da doença no país.

Ontem, a Venezuela completou dois meses desde os primeiros dois pacientes contaminados no país. Os novos pacientes, segundo ele, são da Colômbia (13), Uruguai (1), e os outros três de transmissão comunitária. “Os casos importados nos preocupam, pois impactam diretamente na vida da população venezuelana”, declarou.

Maduro criticou os países que têm acolhido os imigrantes e disse que eles estão retornando à Venezuela por causa da “xenofobia, pelo coronavírus e a fome”. Contudo, a resposta humanitária das nações vizinhas vai contra o discurso do mandatário. Em Roraima, por exemplo, quase 7 mil venezuelanos são atendidos pela Operação Acolhida.

De acordo com Maduro, 17 pacientes deixaram o Brasil nas últimas semanas e conseguiram atravessar a fronteiro, mesmo ela estando, teoricamente, fechada, por determinação do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). A maioria deles é de Manaus, no Amazonas, um dos epicentros do coronavírus no país.

GUIANA

Por outro lado, a Guiana não registrou novos casos de coronavírus nas últimas 24h e manteve o número de diagnósticos positivos em 113 até à noite dessa quarta-feira (13). O número de mortes também ficou inalterado, com 10 óbitos.

De acordo com o boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, a quantidade de pessoas testadas ultrapassou os mil, com 907 descartados. Até o momento, há 62 pessoas em isolamento e cinco em quarentena hospitalar. O governo contabiliza 41 pessoas curadas.

Informações: Roraima em Tempo – foto: Arquivo Pessoal/Twitter