Visitas na Penitenciária Agrícola de Roraima serão retomadas dia 6 de maio, diz governo

O governo informou na tarde desta quinta-feira (25) que as visitas na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo serão retomadas a partir do dia 6 de maio de 2019. A data foi divulgada após dois protestos em menos de uma semana de familiares de presos.

A Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc), pasta responsável pelo sistema prisional de Roraima, vai dividir as visitas entre os períodos da manhã e a tarde, de segunda a sexta-feira, e não haverá visitas aos finais de semana, como ocorria antes do acesso de familiares ser suspenso na unidade.

“Familiares que queiram obter mais informações acerca do assunto podem procurar a Sejuc de segunda a sexta-feira, em horário de expediente (das 7h30 às 13h30)”, comunicou o governo em nota.

O acesso de familiares ao presídio está suspenso há quase seis meses, desde que a Força Tarefa de Intervenção Penitenciária começou a atuar na unidade, em novembro passado. As visitas seriam retomadas no último dia 21, mas o governo adiou novamente devido atraso na reforma do presídio.

“Queremos saber como vai ficar essa questão, porque todas as vezes em que pedimos informações anulam a visitação e o dia de irmos lá nunca chega. Como ficam as famílias? Os filhos presos lá dentro? Eles já estão pagando as penas. Isso não é justo com os familiares”, disse uma das manifestantes durante protesto nesta manhã na Sejuc.

O presídio de Monte Cristo é a maior unidade prisional do estado e abriga uma média de 1,4 mil presos – quase o dobro da capacidade. Com a reforma, que ocorre em um lado do presídio, os detentos ocupam 52 celas, sob a constante vigilância da FTIP.

Informações G1 Roraima – Foto: Jackson Félix/G1 RR