Familiares denunciam negligência do Dsei-Leste após morte de idosa indígena em Roraima

Idosa sofria de hipertensão, passou mal e faleceu na quinta-feira (5) - Edinaldo Morais/Roraima em Tempo
Idosa sofria de hipertensão, passou mal e faleceu na quinta-feira passada (foto: Divulgação)

Os moradores da comunidade do Boqueirão, localizada no município de Alto Alegre, denunciaram ao jornal Roraima em Tempo a morte da indígena da etnia Macuxi, Teresa Patrício, de 88 anos. Segundo eles, ela foi vítima de negligência por parte das técnicas de enfermagem do Distrito Especial Sanitário (Dsei) Leste.

Conforme os familiares, a idosa sofria de problemas de hipertensão e começou a passar mal por volta das 5h de quinta-feira (5), momento em que as técnicas de enfermagem foram acionadas, mas não puderam fazer o atendimento imediato devido à falta de motorista na unidade.

“As técnicas falaram que não poderiam ir no momento, porque estavam sem transporte, e teriam que esperar o motorista para ir fazer o atendimento. Houve muita demora na ida dessas profissionais para ver a situação”, relatou um dos denunciantes.

Segundo a denúncia, as enfermeiras só conseguiram chegar à residência de Teresa Patrício por volta das 8h. A família relata, no entanto, que as profissionais não realizaram o atendimento adequado, aplicando dipirona na veia da paciente, medicação que a idosa não poderia tomar.

“Chegando em casa, a técnica não aferiu a pressão e não procurou saber se a dona Teresa tinha algum problema com medicamentos. Ela só chegou e aplicou soro com dipirona, sem perguntar nada”, explicou.

A familiar relata ainda que depois da aplicação do medicamento, o estado de saúde da idosa piorou e foi preciso acionar o carro de remoção da unidade de saúde, que segundo ela, não estava disponível.

“Não precisa ser médico e não precisava ser enfermeiro para ver que ela precisava ser removida. Por isso, a família alugou um carro particular para levar ela, mas no meio do caminho dona Teresa faleceu. Houve muita demora no pedido de remoção dela para o Hospital, isso foi muita negligência da equipe que estava de plantão”, concluiu.

OUTRO LADO

A reportagem entrou em contato com o Ministério da Saúde, responsável pelo Distrito Especial Sanitário (Dsei) Leste, e aguarda posicionamento.

Informações: Roraima em Tempo