“Era questão de tempo minha contaminação”, diz enfermeiro sobre falta de EPIs em Roraima

Profissionais do Hospital Geral de Roraima (HGR) e Hospital das Clínicas (HC) voltaram a denunciar, pela quarta vez, a falta de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Conforme os servidores, eles estão há uma semana sem os materiais usados no atendimento aos pacientes com suspeita de coronavírus.

Os profissionais, que pedem para não ser identificados, disseram que a rotina nas unidades de saúde é preocupante devido à confirmação de 113 casos de Covid-19. Segundo o relato de uma enfermeira, há quatro dias o HGR não recebe aventais.

“Estamos sem avental descartável desde sexta-feira [10], ou seja, estamos expostos durante todo esse tempo. Tem dias que temos EPIs e outros não. Nesse fim de semana não tivemos equipamentos de proteção e, assim, estamos nesta instabilidade”, contou.

NO HC

Um enfermeiro do Hospital das Clínicas fez outra denúncia: a priorização de atendimento aos pacientes com grau de parentesco com servidores da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).

“Pacientes com suspeita de coronavírus estão sendo transferidos para o HC, pois são priorizados se têm parentesco com servidores da Sesau. Estão quebrando protocolo. O correto seria encaminhar ao HGR, unidade separada para pessoas com a doença”, destacou.

O Hospital Geral se tornou referência para Covid-19 e está exclusivo para atender pessoas com suspeita ou confirmação da doença. Uma Portaria da própria secretaria estadual estabeleceu a mudança.

Ainda segundo o enfermeiro, além dos casos suspeitos, a falta de EPIs traz insegurança aos servidores da saúde. De acordo com ele, todos estão sendo prejudicados pelo Governo do Estado.

“Não temos avental, máscara, luvas. Essa propaganda que diz que chegou material, realmente chegou, mas não tem nada nas unidades. Sem o teste rápido ficamos preocupados, pois não sabemos se é pneumonia ou coronavírus. O problema é o colapso! Imagina a situação que vai ficar?”, questionou.

O servidor lamentou a situação e frisou que teme pôr em risco a própria família.

“Estou me preparando psicologicamente, pois serei o próximo infectado. Aceitei que é questão de tempo minha contaminação. Estou totalmente inseguro, pois tenho uma filha que é a pessoa mais importante da minha vida. Acordo a noite e choro por causa disso”, relatou emocionado.

CITADA

A Sesau informou que as Unidades Hospitalares, incluindo o Hospital Geral de Roraima e o Hospital das Clínicas estão sendo abastecidas frequentemente com EPI´s. No entanto esse repasse é feito de acordo com o cronograma elaborado pela Coordenadoria Geral de Assistência Farmacêutica e Coordenadoria Geral de Urgência e Emergência.

O material é distribuído aos profissionais nas unidades hospitalares, conforme Protocolos da OMS e CCIH/ UVE, priorizando os profissionais com contato direto com a Covid-19. A Sesau ressalta o abastecimento está sendo reforçado, uma vez que, na última quinta-feira (9), o Estado recebeu quatro carretas carregadas com EPI’s para atender os servidores e unidades de saúde no combate ao coronavírus.

Entre os principais produtos adquiridos pelo Governo estão: máscaras faciais incolor, máscaras de proteção respiratória, álcool etílico 70%, óculos de proteção profissional, macacão branco, avental, gorro, luvas entre outros itens essências nas unidades hospitalares.

Além disso o Governo de Roraima, por meio de uma ação integrada entre a Sesau, Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social e Secretaria de Justiça, pretende iniciar a produção de EPI´s em Roraima.

O projeto será realizado em parceria com o Senai, que promoverá a qualificação dos profissionais e a Universidade Federal de Roraima, que fará a certificação dos itens produzidos. A expectativa é confeccionar diariamente cerca de 5 mil, além de outros itens como jaleco e avental. Toda a produção atenderá as demandas das unidades de saúde.

Informações: Roraima em Tempo