Médicos denunciaram ao Conselho Regional de Medicina de Roraima (CRM/RR) que na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Geral de Roraima (HGR), está faltando o filtro de ar Hepa, item que deveria estar instalado nos respiradores para evitar contaminação no ambiente, entre outros problemas.
“Dentro da UTI, nos leitos que estão ocupados não tem o filtro Hepa, que é importante demais para que se filtre o ar, pois sem esse filtro, o vírus fica circulando dentro da UTI e os profissionais de saúde ficam respirando aquele ar contaminado, e assim todos ficarão doentes e isso irá gerar outro problema que será a falta de profissionais para atender a população”, disse a presidente do CRM/RR, Rosa Leal.
Ainda de acordo com o CRM foi solicitada por meio de ofício uma reunião com governador Antônio Denarium e com a prefeita Teresa Surita em caráter de urgência para debater soluções.
“Estamos preocupados com a pandemia e com os impactos que esta pode causar em sistema de saúde público sobrecarregado e com particularidades de um estado fronteiriço com dificuldades geográficas”, acrescentou Rosa Leal.
OUTRO LADO – A Folha BV entrou em contato com o Governo do Estado e aguarda retorno.
Informações – Folha de Boa Vista – Foto – Divulgação