Brigado com Antonio Denarium desde o ano passado por discordar de determinadas ações de governo, sobretudo na saúde, o vice-governador Frutuoso Lins fez neste domingo (14) duras críticas ao governador por decidir mandar para Manaus – o epicentro da Covid na região Norte – pacientes roraimenses infectados com o coronavírus. O desabafo foi feito em um áudio no WhatsApp.
Frutuoso disse que Denarium não está preparado para cuidar da saúde a população. “Infelizmente ele só entende de soja e gado. Ele não está preocupado tampouco preparado para cuidar das pessoas em Roraima. Transferir gente doente para o Amazonas é o maior de todos os absurdos na atual circunstâncias. Ele [Denarium] já recebeu milhões do Governo Federal, então que cuide de fazer a coisa certa”, disse Frutuoso.
“Eu só tenho a dizer o seguinte. O governador [Antonio Denarium] não está preparado para cuidar da saúde da população de Roraima. Ele não se preocupa com as pessoas de Roraima. Ele acha que transferir doentes daqui para o Amazonas é como quem tange gado. Bota dez cabeças de gado em cima de um caminhão e leva para outro pasto. Não pode ser assim. E as famílias, e se o paciente vir a óbito. Vai ser enterrado em Manaus? Não, não podemos tratar as pessoas de Roraima dessa forma”, reprova Frutuoso.
Segundo Frutuoso houve tempo suficiente para que o Estado preparasse a estrutura e os profissionais para o enfrentamento da Covid. “Primeiro o governador abriu o Canarinho. Depois fecha o Canarinho. Não se sabe nem o que se faz a respeito disso, apesar de todos os recursos recebidos do Ministério da Saúde”, diz ele.
Frutuoso fez graves acusações contra Denarium. Segundo ele há várias denúncias de superfaturamento de compras. “Infelizmente”, o governador não está preocupado com a população de Roraima.
“Ele tá preocupado em superfaturar contratos. E o que mais me espanta é que os órgãos de controle não tomam uma providência. Os órgãos de controle do Estado ao invés de colocar a máscara no nariz e na boca, estão colocando a máscara nos olhos. Porque não veem nada das falcatruas que acontecem na saúde do Estado”, disse.
“A CPI da Saúde encontrou R$ 78 milhões em contratos irregulares, superfaturados, algo absurdo, inaceitável. A gente vê ações da Polícia Federal em vários Estados e isso não chega aqui. Isso me entristece muito”.
Segundo Frutuoso o governador teve tempo e dinheiro para planejar as ações, comprar testes, acompanhar a evolução dos infectados, isolar todo mundo para acabar com a curva de transmissão que é enorme.
“Nós temos uma das maiores taxas de infecção do país. Somos uma população pequena, com apenas 15 municípios. Mas temos uma velocidade de transmissão enorme. Dava para ter sido feito um trabalho de excelência. Mas infelizmente o sr. Antonio Denarium não está reparado para governar nem para cuidar do povo de Roraima. Eu não aceito isso. Esse governador não tem condições de tratar da saúde de Roraima, infelizmente”.
Informações: Blog do Perônico – Foto: FolhaBV