Praças de Boa Vista são alvo de vandalismo

Nos locais de lazer, os vândalos quebram os brinquedos e os aparelhos da academia ao ar livre, danificam as telas das quadras de esportes e lixeiras e riscam as paredes

Os atos de vandalismo ainda são uma triste realidade em Boa Vista. Dentre as maiores demandas, estão os crimes relacionados à depredação das praças públicas. A Guarda Civil Municipal recebe em média dez ocorrências diariamente só relacionadas a danos aos espaços de lazer. A última ação dos vândalos aconteceu na praça do Conjunto Cabos e Soldados.

O playground, entregue recente pela prefeitura totalmente reformado, foi danificado pelos vândalos. Na praça do bairro 13 de setembro os moradores foram surpreendidos com a praça totalmente às escuras, porque os cabos de energia do local foram furtados. O município já reestabeleceu a energia no local.

A autônoma M. A. (que preferiu não se identificar) é proprietária de um dos quiosques da praça. Segundo ela, os prejuízos foram inúmeros. “Muitos fecharam, pois ficaram impedidos de trabalhar sem energia. Eu continuei, mas só com venda de almoço. Durante o período da noite ficou impossível abrir a lanchonete”, explicou.

De acordo com a Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Meio Ambiente (SPMA), as praças Nova Cidade, Mané Garrincha, Cidade Satélite e Conjunto Pérola também são afetadas todos os dias. Nos locais de lazer, os vândalos quebram os brinquedos e os aparelhos da academia ao ar livre, danificam as telas das quadras de esportes e lixeiras e riscam as paredes.

“A falta de cuidado com espaço público tem sido recorrente aqui na praça do Cidade Satélite. O playground foi entregue recentemente pela prefeitura, mas já se encontra depredado e os brinquedos quebrados. E o que observo é que as próprias crianças quebram, pois utilizam de forma errada, sem orientação de um adulto. Então falta conscientização por parte da população que também precisa cuidar da praça”, relatou a moradora Thaís Carneiro.

Caso os vetos da Procuradoria-Geral do Município à Lei Orçamentária Anual (LOA) sejam derrubados pelos vereadores, a Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Meio Ambiente não terá condições de fazer manutenções nas praças, em novas ocorrências de vandalismo.

Praça dos Bambus  (5)

Crime – Danificar ou destruir propriedade, seja pública ou privada, é crime, conforme o artigo 163 do Código Penal Brasileiro, e a pena para quem for pego destruindo o patrimônio público pode variar de seis meses a três anos de detenção, além de multa. A população pode denunciar qualquer ação de vandalismo ou comportamento inadequado na praça por meio da Central de Atendimento 156.