Há 3 meses sem salário, terceirizados da lavanderia do HGR e Maternidade suspendem serviços

Conforme a denúncia, Governo do Estado não efetua o repasse dos salários desde dezembro de 2020

Os servidores terceirizados da empresa Olimpo, que presta serviço de lavanderia para o Hospital Geral de Roraima (HGR) e Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth (HMI), paralisaram nesta segunda-feira (15) as atividades como forma de protesto aos três meses sem receber salários.

De acordo com um dos servidores, que prefere não ser identificado, desde dezembro de 2020 o Governo do Estado não efetua o repasse do pagamento à empresa. Os manifestantes chegaram a solicitar respostas da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), contudo não há previsão para o pagamento.

“Tudo o que nos disseram foi que não há previsão de salários e, se quisermos [receber], devemos esperar ou ir ao Palácio do Governo reclamar com o governador, pois eles dizem que o Executivo não repassou a verba”, contou.

Conforme o denunciante, a situação da unidade está precária e os funcionários não têm segurança no trabalho para evitar a contaminação pelo coronavírus.

“É um descaso! Precisamos de um respaldo e de material para trabalhar e não temos. Pegamos roupas, contaminadas, com fezes, urina, escarro. Tudo o que vem sujo do hospital temos contato e a Sesau não nos garante nenhuma segurança. E agora o Recursos Humanos [RH] afirma que não há previsão de salários”, lamentou.

Outra servidora, que também não quis ser identificada, afirma que os profissionais devem manter a paralisação até que seja feito pelo menos o pagamento de dois meses de salários.

“Ainda não veio ninguém para conversar conosco. Estaremos aguardando e só retornaremos após o pagamento de dois meses dos nossos direitos”, declarou.

Esta não é a primeira vez que os servidores protestam por falta de pagamento. Em junho de 2020, os profissionais ficaram três meses sem salários e sem vale alimentação. À época, o Governo assegurou que seria efetivado o repasse.

CITADA

A reportagem entrou em contato com a Sesau e aguarda retorno sobre a denúncia.