Começa campanha de vacinação contra gripe, em Roraima

Vacina contra a gripe — Foto: Divulgação/Governo do ES

Começou nesta quarta-feira (10) a campanha de vacinação contra a gripe em Roraima. O objetivo da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) é vacinar 90% da público-alvo de 194.470 mil pessoas em todo o estado contra o vírus Influenza.

Segundo Lincoln Valença, diretor do Departamento de Vigilância Epidemiológica da Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde (CGVS), o estado recebeu 225.100 doses da vacina e todos os municípios já tem estoque.

“Esse número é 20% maior do que o nosso público alvo para termos uma margem para que possamos vacinar todos”, disse Valença.

No ano passado, conforme a Sesau, a cobertura vacinal atingiu 74,62% da população que faz parte dos grupos prioritários. Neste ano a meta é imunizar 175.023 mil pessoas (90% do público-alvo). Em Boa Vista a campanha foi antecipada e começou na última segunda (8).

Podem ser imunizados gratuitamente:

  • Crianças de 6 meses a 5 anos de idade;
  • Gestantes e puérperas, isto é, mães que deram à luz há menos de 45 dias;
  • Idosos;
  • Profissionais de saúde, professores da rede pública ou privada, portadores de doenças crônicas, povos indígenas e pessoas privadas de liberdade;
  • Portadores de doenças crônicas (como HIV) que fazem acompanhamento pelo SUS também têm direito à vacinação gratuita.

Dos grupos prioritários em Roraima, a expectativa é que cerca de 17.067 crianças de seis meses a dois anos sejam vacinadas. É esperado também que 29.561 crianças entre dois e quatro anos tomem a vacina, assim como 9.989 crianças de cinco anos.

As gestantes também fazem parte do grupo de risco e a estimativa é que 8.533 sejam vacinadas e 1.403 puérperas também. Cerca de 13.349 trabalhadores da saúde devem tomar a vacina, assim como os professores, que são 8.961 ao todo.

Para os funcionários do sistema prisional, a estimativa é que 525 sejam vacinados e que 2.557 detentos, dentre eles adolescentes e jovens sob medida socioeducativa, participem da cobertura vacinal.

O público-alvo mais numeroso da campanha é o dos indígenas, que representam um total de 65.373 pessoas. É esperado também que cerca de 25.702 idosos, assim como 11.450 pessoas do grupo de comorbidades (portadores de doenças crônicas não transmissíveis) sejam imunizadas nessa campanha.

Informações: G1 Roraima