Seletivo – Prefeita Teresa Surita empossa novos servidores da Saúde municipal

Para atender as necessidades básicas da população em saúde, a prefeita de Boa Vista Teresa Surita oficializou nesta terça-feira, 30, a contratação de 77 servidores aprovados no último seletivo para a área. A cerimônia de assinatura do contrato de trabalho ocorreu no Palácio 9 de Julho. Os servidores devem entrar em exercício imediato já no dia 1º de agosto.

A prefeita Teresa frisou que o momento é difícil, porque houve uma grande perda de profissionais do Programa Mais Médicos. E para suprir a demanda, 15 médicos atenderia de imediato e em caráter de urgência as necessidades locais. Segundo ela, foi solicitado esse reforço do Ministério da Saúde, mas Boa Vista foi classificada na categoria 3, não tendo prioridade no atendimento do pedido.

“Esse é um seletivo de urgência. Pedimos 15 médicos em Brasília e não foi autorizado por que pela visão do Ministério, não precisamos de ajuda. Estamos vivendo um momento difícil, porque a realidade aqui com o aumento do atendimento, a imigração, o aumento de unidades e com toda a dificuldade que passamos, precisaríamos de mais 15 médicos”, declarou.

De fato, o seletivo ofertou 143 vagas em 35 funções, tais como técnicos, enfermeiros e médicos em várias especialidades, mas apenas 77 profissionais se apresentaram e estão aptos para entrar em exercício nas 34 unidades básicas de Saúde e no Hospital da Criança. O médico da Atenção Básica Raimundo Carlos de Souza, já desempenha há sete anos suas funções no município e assinou seu novo contrato.

“A prefeita, desde o início, sempre se preocupou com o atendimento à população. O seletivo veio no momento exato justamente porque precisamos de mais pessoas trabalhando. A população está bastante necessitada, com essa questão imigratória. A prefeita está procurando resolver não só na saúde mais em todas as áreas. Com este contrato a gente fortalece o vínculo tanto da equipe da gestão com a população e também tentar oferecer uma qualidade de vida melhor na área da saúde para toda população” disse.

Prefeita Teresa já adiantou que está planejando um novo certame até o final de 2019, que já está na fase de levantamento da demanda atual e futura. Nos últimos anos, a prefeitura já fez um processo seletivo e um concurso para a área saúde. Ao todo, 1.145 profissionais já foram empossados desde 2013.

Melhorias na rede municipal de saúde

A prefeitura tem investido em melhorias e reformas das unidades de saúde. Hoje, o município conta com 34 unidades de saúde em pleno funcionamento, sendo 4 deles com horário estendido até meia-noite. Em 2018, a prefeitura entregou três novas unidades: Dr. Dalmo Feitosa, no Cauamé; Edna Bezerra, Aeroporto e Rubeldimar Maia, no São Bento.

Este ano, já passaram por reforma e manutenção três unidades de saúde: Senador Hélio Campos; Santa Tereza; Raiar do Sol. A próxima será a do Cinturão Verde. As obras de reforma e ampliação do Hospital da Criança continuam acontecendo e a unidade hoje possui 163 leitos em funcionamento, um aumento de 40%.

Atendimentos – Só nos primeiros seis meses deste ano, já foram mais de 600 mil atendimentos nos postos. Desse total, só para estrangeiros, o número de atendimentos ultrapassa os 134 mil.