Pais são orientados sobre os cuidados no trânsito ao levar os filhos para a escola

Para garantir a segurança dos alunos no retorno às aulas, a Superintendência Municipal de Trânsito (Smtran) orienta os pais sobre os principais cuidados que devem ser tomados no trânsito na hora de deixar e buscar os filhos na escola.

A ação faz parte da “Campanha Volta às Aulas” e teve início na manhã desta quarta-feira, 29, em frente à Escola Municipal Frei Arthur, no bairro São Vicente.

“A gente faz a campanha todas as vezes que os alunos estão retornando das férias para conscientizar os pais, principalmente, sobre a responsabilidade que eles têm com as crianças”, explicou Ney Brito, Chefe da Divisão de Prevenção e Educação para o Trânsito.

Durante a campanha, os agentes da Smtran distribuem materiais explicativos e conversam com condutores e pais no horário da saída das aulas. Brito ressaltou ainda que um dos problemas mais comuns diz respeito ao estacionamento irregular.

“Um dos principais incidentes que ocorrem na frente das escolas ainda é o estacionamento irregular, principalmente, o estacionamento em fila dupla. Alguns pais ainda têm na cabeça que podem ligar o pisca alerta e sair para buscar o filho. Mas, não pode. Para pegar as crianças, o condutor tem que estacionar em local permitido e aí sim, descer do veículo”, explicou.

Para Malba Belfort, mãe do aluno Victor, de 8 anos, que estuda na escola Frei Arthur, a ação é importante para conscientizar os motoristas, pais e alunos.

“Eu acho muito importante a educação. Nós temos que nos conscientizar sobre a prevenção de acidentes com as crianças, além dos condutores que passam na frente das escolas, para reduzirem a velocidade, pois criança é imprevisível. Então, a prevenção e a educação dos motoristas e dos pais é essencial para prevenir acidentes e coisas graves futuramente”, observou Malba.

Na opinião de Elenice das Neves, mãe da Ana Luiza, de 6 anos, também estudante da escola Frei Arthur, a campanha da Smtran visa cuidar da segurança das pessoas. “Muito gratificante, eu acho bom para cuidar da minha segurança e dos outros também” disse.

A “Campanha Volta às Aulas” continua nesta e na próxima semana em frente a outras escolas municipais.

Seguir as orientações de trânsito garante a segurança das crianças

Para evitar acidentes e garantir a segurança de todos, é essencial que os motoristas estejam atentos às regras no trânsito, principalmente, quando relacionado ao transporte de crianças.

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), as crianças têm de andar no banco traseiro até completarem 10 anos. Somente depois dessa idade a legislação permite que elas passem para o banco da frente, sempre usando o cinto de segurança.

Para preservar a integridade física da criança é importante o uso de bebê conforto, cadeirinha ou assento booster (para elevação) que se adaptem ao veículo e sejam apropriados ao tamanho e ao peso da criança.

Outras recomendações de segurança para o transporte de crianças:

  • Trave a abertura das portas traseiras. Use a trava que impede que elas sejam abertas por dentro;
  • Nunca transporte crianças no colo;
  • Nunca transporte crianças no porta-malas e caçambas;
  • Nunca coloque duas ou mais crianças no mesmo cinto de segurança;
  • Respeitar a faixa de pedestres;
  • Nunca parar em fila dupla em frente as escolas para deixar e pegar as crianças.