Bolsonaro anuncia Linhão de Tucuruí para maio

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido), acompanhado de comitiva que incluía o Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, deixou Boa Vista nesse sábado (7) e entregou a promessa de que o Linhão de Tucuruí, obra considerada essencial para a autonomia energética de Roraima, será iniciada em maio deste ano.

O presidente chegou às 9h36 e veio a Roraima para um pouso técnico antes de seguir para os Estados Unidos, onde cumpre agenda com o presidente Donald Trump até esta terça-feira (10). Uma comitiva formada por ministros e autoridades brasileiras viajou com o presidente em dois aviões da Força Aérea Brasileira (FAB).

Além da primeira dama, Michelle Bolsonaro, estavam presentes ainda o ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva; o ministro do Gabinete de Segurança Institucional, Augusto Heleno; Ratinho Júnior (PSD), do Paraná; Jorginho Mello (PL/SC) e Nelsinho Trad (PSD/MS). O evento foi organizado por Deilson Bolsonaro, que é amigo do presidente e não teve nenhum discurso de autoridade local. Apesar disso, estavam presentes na Base Aerea o governador Antonio Denarium (sem partido) e o senador Chico Rodrigues (Dem), além de outras autoridades locais.

Em evento no qual discursou para centenas de apoiadores na Base Aérea de Boa Vista, Bolsonaro falou pouco sobre o Linhão. “Teremos uma medida para terça-feira [10]. Não podemos ter um estado isolado, energicamente falando”, Coube ao ministro Bento Albuquerque a incumbência para fazer a promessa.

“Agora em março estamos terminando o Plano Básico Ambiental de Componente Indígena e depois disso teremos a licença de instalação, que deverá ser concedida em maio, e a partir daí iniciaremos a obra que é tão importante para o Estado”, avaliou o ministro que prevê ainda que 5 mil empregos podem ser gerados até a conclusão da obra.

DATA – Em fala à imprensa, após reunião com o secretário-geral da Presidência, Jorge Oliveira, no Palácio Senador Hélio Campos, o governador Antonio Denarium (sem partido) afirmou que convidou Bolsonaro para visitar Roraima no dia 7 de maio, data em que prevê a oficialização do início das obras.

“O Estado de Roraima é parceiro do presidente Bolsonaro e ele tem um grande carinho por Roraima. Nós o convidamos para estar aqui no dia 7 de maio, quando vai ter a reunião do conselho de administração da Suframa, e acreditamos que quando ele vier aqui, em uma visita oficial, vai ser anunciado o início das obras para o Linhão de Tucuruí”, disse o governador.

Informações: Folha de Boa Vista