CPI da Saúde ouvirá ex-secretário Allan Garcês nesta terça-feira

A CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Saúde ouvirá nesta terça-feira (10), o ex-secretário estadual de Saúde, Allan Garcês, e o ex-secretário-adjunto, Rodrigo Santana. As oitivas ocorrerão na sede da Unale (União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais), a partir das 9h (horário local) em Brasília (DF).

Participarão das oitivas os deputados Coronel Chagas (PRTB), presidente da CPI da Saúde, Nilton Sindpol (Patri), vice-presidente, Jorge Everton (MDB), relator, além dos membros Renato Silva (Republicanos), Soldado Sampaio (PCdoB) e Lenir Rodrigues (Cidadania).

As oitivas serão transmitidas ao vivo pela TV Assembleia, pelo canal 57.3 e pela página do Facebook (@assembleiarr). O primeiro a passar pelos questionamentos dos parlamentares será Allan Garcês, às 9h (horário local). Às 11h será a vez de Rodrigo Santana passar pela arguição.

Allan Garcez e Rodrigo Santana foram convocados pela CPI da Saúde para prestar esclarecimentos sobre a situação de contratos firmados entre a Sesau (Secretaria Estadual de Saúde) e empresas terceirizadas fornecedoras de produtos e serviços, objeto principal de investigação da CPI iniciada em setembro de 2019 pela Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Roraima.

Os ex-secretários foram empossados no dia 3 de janeiro deste ano e exonerados pelo Chefe do Poder Executivo de Roraima 43 dias depois. Em uma rede social, Allan Garcês atribuiu a demissão ao anúncio de uma auditoria interna na Secretaria.

A CPI

A CPI da Saúde foi instalada pela Mesa Diretora do Poder Legislativo, sob a presidência do deputado Jalser Renier (SD), para apurar possíveis irregularidades em contratos firmados com a Sesau nos últimos cinco anos. Entre as diligências está a aquisição de cópias de 22 contrato, oitivas de fiscais, pregoeiros, médicos, servidores e do ex-secretário Ailton Vanderley, bem como visitas às unidades hospitalares.

Informações: Folha de Boa Vista