Número de casos suspeitos de coronavírus em RR sobe para 5

Na noite desta segunda-feira (16), a Secretaria de Saúde (Sesau) registrou mais um caso suspeito de Coronavírus. Com isso, Roraima agora possui cinco casos suspeitos da doença que ainda não têm nenhuma confirmação oficial no estado.

A Sesau esclareceu que os novos casos notificados atendem aos critérios, de acordo com o Ministério da Saúde – MS. Essas notificações já foram incluídas no FormSUS, porém serão atualizadas na Plataforma do Ministério da Saúde. “Ressaltamos que as unidades de saúde do Estado se mantêm vigilantes e estão orientadas quanto aos fluxos de atendimento e encaminhamento dos casos suspeitos”.

Em relação aos primeiros pacientes monitorados, o médico infectologista Alexandre Salomão, que vem dando consultoria à secretaria nas ações em relação ao Covid-19, afirmou que três desses pacientes foram enviados para isolamento domiciliar e um permanece em observação no Hospital Geral de Roraima.

“Esse paciente não se encontra em estado grave e se encontra em isolamento padrão no bloco de enfermagem, com acompanhamento médico posterior a alta hospitalar. Para os outros quatro suspeitos, temos feito o isolamento domiciliar de forma efetiva com a vigilância sanitária municipal, já que esse é o papel deles nessa situação”, declarou Salomão.

O médico infectologista também frisou que o resultado de todos os casos suspeitos está em análise no laboratório de referência da região Norte, que é o Instituto Evandro Chagas (IEC), localizado em Belém (PA).

“Esses exames foram enviados para lá, onde é recebido o material dos estados da região, entra nessa fila de exames. Por hora, não dá para saber quando será divulgado esse resultado”, frisou o médico infectologista.

A novidade é que, até a próxima segunda-feira (23), os exames de detecção do Coronavírus comecem a ser feitos em Roraima, por meio do Laboratório Central de Saúde Pública do Estado (Lacen). Aqueles resultados identificados como positivo para o Covid-19 serão enviados para contraprova no IOC. “Tem um técnico da Sesau nesse momento treinando para o diagnóstico do Coronavírus em Belém”, acrescentou Salomão.

Roraima recebeu 10 kits para teste de Covid-19

Os kits para fazer os testes específicos para detecção do Covid-19 já estão disponíveis no laboratório público de Roraima e outros 13 estados além do Distrito Federal. A meta da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, que distribui os kits, é que, até o fim da semana que vem, as 27 unidades da federação estejam preparadas para realizar os exames.

Roraima recebeu 10 kits do Ministério da Saúde, que permitem testar 200 casos suspeitos do novo coronavírus. Um novo lote de kits deve ser solicitado em breve para a Fiocruz.

Laboratórios particulares não fazem o teste

Laboratórios particulares de análises clínicas em Boa Vista informaram para a Folha que não têm os kits de testes para o exame de coronavírus. Os kits foram distribuídos apenas para os hospitais públicos.

Apesar de alguns laboratórios da cidade estarem cobrando de R$ 250 a R$ 400 reais por um teste de coronavírus com previsão de liberação do resultado em oito dias úteis, as coletas estão suspensas pelo laboratório de apoio devido ao grande número de amostras enviadas de todo o Brasil, o que provocou a falta de reagentes.

“As empresas vêm mantendo contato com fornecedores nacionais e estrangeiros em busca de insumos. Em paralelo, nossa área de Pesquisa e Desenvolvimento também está trabalhando para testar novas metodologias de análise. O desabastecimento vem acontecendo de forma generalizada, visto que são os mesmos fornecedores que atendem a todo o mercado de medicina diagnóstica do país. Mantendo sempre a transparência, tradicional em nossas relações, tão logo haja novidades ou a normalização dos serviços, todos serão comunicados”, informou o laboratório Hermes Pardini

Informações: Folha de Boa Vista