Com a publicação do Decreto 033/E, na segunda-feira, 16, a Prefeitura de Boa Vista está tomando uma série de medidas relacionadas ao atendimento ao público, para evitar aglomerações nas repartições municipais. O intuito é prevenir a proliferação do coronavírus (Covid -19) no município.
Para isso, está disponibilizando contatos on-line e números de telefone das secretarias para atendimento e informações sobre os serviços oferecidos. A recomendação é que os atendimentos presenciais sejam realizados apenas nos casos de urgência e emergência, e deverão ser previamente agendados através dos números fornecidos na página oficial da prefeitura, na aba secretarias e órgãos municipais.
Ressaltando que os atendimentos de saúde continuam ofertados normalmente nas unidades básicas e Hospital da Criança.
“Estamos nos preparando para que possamos dar um atendimento em todos os setores, de preferência, via telefone ou e-mail, disponibilizando os telefones fixos para diminuir o fluxo de pessoas e ter um atendimento mais seguro para todos os servidores e a população”, explicou Paulo Bragato, secretário municipal de Administração.
Lembrando que os munícipes já contam com a Central 156 para solicitação de serviços públicos emergenciais, denúncias e reclamações. A Secretaria Municipal de Gestão Social disponibilizou ainda uma lista de telefones de todos os órgãos municipais ligados à pasta, tais como: conselhos municipais e tutelares, Cras, Creas, abrigo infantil dentre outros. Clique aqui para acessar.
Serviços on-line da Secretaria de Finanças
A Secretaria Municipal de Planejamento e Finanças (SEPF) dispõe no site oficial da prefeitura os serviços de emissão de taxas, entulhos, galhadas, IPTU, Taxa de Coleta Lixo, certidões, alvarás, notas fiscais e outros. Os contribuintes devem acessar o link da secretaria (https://boavista.saatri.com.br) disponibilizada na home da página.
Quanto aos demais serviços referentes à abertura de processos administrativos, a documentação será recebida na entrada da secretaria, com o envio posterior do protocolo e o número do processo ao requerente por e-mail ou pessoalmente (somente em casos necessários). Quanto as empresas, elas já são atendidas por meio de malote. Normalmente, os empresários levavam a documentação até a secretaria, diante da atual situação, a secretaria passou a recolher a documentação nos estabelecimentos do contribuinte.
A secretaria disponibiliza ainda o telefone (095) 3621-1667 e o e-mail drc.sepfpmbv@gmail.com para demais informações e/ou solicitações. A secretária adjunta de Finanças, Celiane Mafra, explica sobre as medidas internas adotadas.
“Muitos de nossos serviços já são disponibilizados no site, o que facilita para o contribuinte, em vez de ter quer vir até a secretaria ele pode acessar de casa os serviços. Instituímos também a figura do malote, o contribuinte vem até a secretaria apresenta a documentação e no dia posterior entregamos o número do processo. Com as empresas faremos o mesmo procedimento”, informou.
Atendimentos suspensos
Conforme o decreto estão suspensos até o dia 31 de março, as aulas nas escolas municipais e os atendimentos do Programa Família que Acolhe, Visitação Domiciliar, nos Centros de Referência e Assistência Social (Cras), Centro de Assistência Especializado de Assistência Social (Creas) e projetos sociais da prefeitura.
Além das vistorias realizadas pelas secretarias municipais, tais como Gestão Social, Projetos Especiais, Obras, Finanças e Meio Ambiente.