Teresa decreta uso obrigatório de máscaras em empresas e órgãos públicos

A prefeita Teresa Surita editou decreto que torna obrigatório o uso de máscaras por funcionários, servidores e colaboradores de estabelecimentos comerciais e órgãos públicos de Boa Vista. A regra passa a valer a partir da próxima segunda-feira, 27 e deve durar enquanto perdurar o estado de calamidade pública. Haverá fiscalização.

O decreto também recomenda que as pessoas utilizem máscaras de proteção facial toda vez que precisarem sair às ruas, independente de apresentarem sintomas ou pertencerem aos grupos de risco da covid-19.

A norma faz parte de uma série de medidas adotadas pela prefeitura para conter a expansão da pandemia do novo coronavírus na capital e será publicada no Diário Oficial do Município desta sexta-feira, 24.

“A recomendação é: saiu de casa, coloca a máscara. Essa é uma das formas de proteção para evitar o contágio pelo coronavírus que temos ao nosso alcance e precisamos segui-la. Peço a todos que reforcem os cuidados com as medidas de segurança, pois o número de testes da covid-19 está muito abaixo do que deveria está sendo feito neste momento. Cuidem-se!”, alertou a prefeita Teresa Surita.

Para atender a demanda por procura de máscaras no mercado, o decreto permite o funcionamento dos estabelecimentos de aviamentos e de tecidos, para o fornecimento dos insumos necessários à fabricação de máscaras e outros Equipamentos de Proteção Individual (EPI`s) relacionados ao enfrentamento ao coronavírus.

Prefeitura distribui máscaras para a população

A Prefeitura de Boa Vista iniciou esta semana a distribuição de 200 mil máscaras para incentivar a população a aderir ao uso do equipamento de segurança. O uso de máscaras é recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e Ministério da Saúde, inclusive, para pessoas sem sintomas da doença.

As máscaras são distribuídas em unidades básicas de saúde (UBS’s), Hospital da Criança Santo Antônio, Palácio 9 de Julho e no Terminal de Ônibus Urbano José Campanha Wanderley.

Outra ação é feita nas agências bancárias e casas lotéricas. Cerca de 25 equipes do Programa Braços Abertos e da Secretaria Municipal de Gestão Social (Semges) atuam na conscientização de clientes desses estabelecimentos comerciais.

Os servidores municipais orientaram os clientes a manter a distância recomendada nas filas para evitar o contágio pelo coronavírus, além de entregar a máscara para quem não está usando, principalmente, quem faz parte do grupo de risco. Também são pintadas marcações no chão na frente desses locais para indicar a distância mínima entre as pessoas.