Bolsonaro libera recursos para equipar UTI’s de estados e deixa RR de fora

Um áudio obtido com exclusividade pelo Roraima em Tempo revela preocupação do governador Antonio Denarium (PSL) após o estado ter quebrado recorde diário de casos de coronavírus. Ontem (29), foram 67 novos pacientes com a doença, elevando o total de infecções para 519.

Na gravação, ele cita que o número “é muito alto, que nos preocupa muito”“Agora chegou a mais de 500”, acrescenta. O dia que Roraima mais teve casos de coronavírus foi 25 de abril, quando 56 testes deram positivos.

O próprio governador cita no áudio que se tratava de um recorde diário de novos casos. A preocupação é agravada pela pressão em cumprir a responsabilidade do Governo, no que diz respeito à Área de Proteção e Cuidados (APC), montada em parceria com o Exército. Faltam equipamentos, insumos e profissionais.

Tudo isso, segundo o governador, tem “valores exorbitantes”. Por isso, busca ajuda do Ministério da Saúde. As primeiras manifestações do Governo Federal não são das melhores. Recursos liberados para reforçar os leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), anunciados para os estados, não contemplam Roraima.

Dos 10 leitos de terapia intensiva disponíveis para pacientes com Covid-19, sete estavam ocupados até ontem, ou seja, 70% preenchidos. A expectativa é conseguir equipar a unidade do Exército, para ampliar a capacidade de atendimento.

Nas redes sociais, Denarium voltou a pedir conscientização das pessoas com os cuidados mínimos, como distanciamento social, uso de álcool em gel e máscara. “Se todos fizerem a sua parte, logo sairemos dessa crise, mais fortes do que nunca”, acrescentou. Mesmo assim, um posicionamento mais enérgico é cobrado pela população.

AVANÇO

A doença avança tanto na capital quanto no interior. Rorainópolis registra 21 confirmações de Covid-19, um crescimento de 2.000% nas últimas duas semanas. Os primeiros casos foram importados do Amazonas, por isso, a Prefeitura tenta fechar a barreira no Jundiá, divisa com o estado vizinho.

No primeiro momento, Denarium foi procurado para limitar o acesso na barreira, mas informou que não tinha legitimidade para isso. Frente à reposta, o Executivo Municipal vai à Justiça Federal tentar uma liminar, que bloqueie a entrada de carros de passeio.

Rorainópolis passou Pacaraima, na fronteira com a Venezuela, em número de diagnósticos positivos. Na cidade fronteiriça são 20 pacientes contaminados. Por isso, a Prefeitura decidiu tornar obrigatório o uso de máscaras e tomou medidas mais severas para evitar a propagação da doença.

Informações – Roraima Em Tempo