Leitos de UTI para pacientes com coronavírus estão 70% ocupados em Roraima

Os 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) reservados para pacientes com coronavírus estão 70% ocupados. A informação é de servidores do Hospital Geral de Roraima (HGR), que preferem não ser identificados. O Governo também confirmou a informação.

Conforme os informantes, há sete pacientes com Covid-19 internados na UTI. Outros 10 estão no Bloco D da unidade, recebendo atendimento. Além disso, profissionais denunciam que existem dois casos confirmados sendo supervisionados na enfermaria do Hospital das Clínicas (HC).

Entretanto, a unidade não pode receber pacientes, devido a uma Portaria da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), que estabeleceu o Hospital Geral como unidade para tratamento de pessoas com a doença.

A própria secretaria confirmou que uma das mortes por coronavírus, notificadas nessa terça-feira (28), se tratava de um paciente que estava internado há 10 dias no Hospital das Clínicas.

“Eles querem abafar os casos, pois ficou recomendado que aqui [HC] não entram pacientes com Covid-19, mas é mentira. Tanto que o paciente que foi a óbito estava numa enfermaria com outros internados. Hoje existem dois pacientes na enfermaria e eles dizem que devemos abafar”, denunciou uma servidora.

Ainda segundo a informante, no dia 27 de abril, os enfermeiros tiveram contato com o paciente que faleceu, mas apenas o médico da equipe foi posto em isolamento. Os outros profissionais cumprem plantão normalmente, por ordem da diretoria da unidade. A Sesau não se manifestou sobre o caso.

Outra servidora explicou que situação está fora de controle no HGR. “Ontem, o número de pacientes com coronavírus chegou a sete. Faltam apenas três leitos com ventilação mecânica para ocorrer uma superlotação”, acrescentou.

Em entrevista à Band Roraima hoje (29), o secretário de Saúde, Francisco Monteiro, confirmou apenas 10 leitos de UTI para coronavírus. Disse ainda que o tempo de internação dos pacientes gira em torno de 15 a 20 dias.

“Trata-se de uma recuperação lenta e gradual. Investimos na aquisição de respiradores. Quanto mais evolução [dos casos], mais vamos precisar investir em estrutura”, avaliou.

EPIs

Os servidores voltaram a denunciar a falta de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) no Hospital das Clínicas. Segundo eles, não tem aventais, máscaras e materiais básicos para curativos.

“Não temos nada para nos proteger. O servidor da farmácia disse que os EPIs iriam chegar. Já cobramos o Governo, mas eles só postam que tem material e não trazem para as unidades. Sem falar que estamos sem seringa de 1 ml para aplicarmos insulina nos pacientes”, complementou.

Para o denunciante, o descaso com as demandas da saúde são lamentáveis diante do aumento de casos de Covid-19. “Espero passar por essa situação vivo, pois não estamos preparados para estas situações. A gente se pergunta se a Sesau vai esperar todos morrerem, porque até agora estão sendo omissos”, finalizou.

DADOS

O estado de Roraima já registrou 452 casos confirmados de coronavírus, conforme informou o Governo. Outros 149 casos são considerados suspeitos e aguardam o resultado do exame.

Outros 18 pacientes receberam alta hospitalar e já estão em isolamento domiciliar para finalizar a recuperação, e 110 pessoas são consideradas recuperadas, após avaliação da estratégia saúde da família.

CITADA

A direção do HGR esclarece que a ocupação de pacientes com registro de coronavírus (suspeitos ou com teste confirmado) na UTI/COVID-19, nos leitos de isolamento do Bloco D e nas enfermarias do Pronto Atendimento Airton Rocha está dentro do esperado.

Por conta do aumento de casos da doença em alguns Estados brasileiros, a unidade antecipou as medidas de prevenção e controle, reestruturando todo o fluxo de atendimento, com apoio da Secretaria de Saúde.

Atualmente a Unidade possui sete pacientes internados na UTI/COVID-19, oito no isolamento do Bloco D e cinco pessoas no Pronto Atendimento, totalizando 20 pessoas internadas.

O HGR ressalta ainda que há a previsão de abertura de mais 18 leitos para a UTI/COVID-19, que a Unidade tem recebido regulamente os EPIs e que tem trabalhado junto aos profissionais de saúde sobre o uso responsável desses itens, uma vez que por conta do aumento da demanda, eles estão em falta nas unidades de todo o mundo.

Já a direção do Hospital das Clínicas salientou que não possui pacientes internados com diagnóstico ou suspeita de COVID-19, e que aqueles que apresentam qualquer tipo de sintoma respiratório são encaminhados para o HGR. O HC informa ainda que também recebe EPIs regularmente e que a falta desses itens não procede.