Ministérios dão 48h para Secretaria de Saúde voltar com boletins diários sobre coronavírus

O Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR) e o Ministério Público Federal (MPF) recomendaram que a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e a Coordenação de Vigilância em Saúde retornem em até 48h as publicações diárias dos boletins epidemiológicos sobre os casos de coronavírus.

Roraima em Tempo entrou em contato com a Sesau e aguarda retorno.

A recomendação é de hoje (29) e ocorre após o Governo de Roraima anunciar que o boletim passou a ser semanal. Com isso, informações detalhadas sobre casos nos municípios, idade, sexo serão publicadas apenas na sexta-feira de cada semana.

No documento, os órgãos citam que em uma reunião na Coordenação de Vigilância em Saúde ficou constatado que os motivos para suspender os boletins foram a baixa quantidade de profissionais e a estrutura precária de equipamentos, “que se mostrou insuficiente em razão do grande crescimento do número de casos em Roraima”.

“[…] Os boletins divulgados diariamente contêm não só informações, mas orientações epidemiológicas necessárias para a compreensão e contenção da pandemia, não sendo razoável, tampouco oportuno, que sejam divulgados apenas uma vez por semana”, criticam os órgãos de fiscalização.

A Sesau e a Coordenação devem tornar o boletim público para a imprensa e outros meios de comunicação que mantenham a sociedade atualizada sobre o cenário epidemiológico.

Os ministérios citam que o decreto de calamidade pública mantém os serviços essenciais de saúde. Por isso, recomendaram que sejam adotadas todas as medidas para elaboração e divulgação dos boletins, como:

  • (Melhor) estrutura física onde funciona o serviço;
  • Estrutura de pessoal adequada às necessidades de trabalho proveniente do aumento crescente de casos;
  • Equipamentos de informática em quantidade suficiente para atender toda equipe;
  • Programas e aplicativos para melhorar a eficiência e resolutividade do serviço.

RELEMBRE

Na segunda-feira (27), uma nota do Governo anunciou a mudança na divulgação do cenário de coronavírus em Roraima. A justificativa foi o aumento expressivo no número de notificações diárias.

A Sesau esclareceu que os dados de casos confirmados, óbitos e internações seriam repassados por meio de imagem em redes sociais, assim como ndo site Roraima Contra o Corona. Entretanto, os números oficiais divergem e estão desatualizados.

Roraima tem 452 casos confirmados e 149 suspeitos até a noite dessa terça-feira (28). A secretaria contabilizou 17 internações e 110 pessoas consideradas recuperadas pela doença. Oito pessoas morreram em decorrência da doença no estado.