“Lutamos pela vida das pessoas. É um dever de cristão. A vida está acima de qualquer coisa”, diz Teresa

A prefeita de Boa Vista, Teresa Surita, utilizou as redes sociais nesta sexta-feira, 1º de maio, para destacar todas as ações e medidas que têm tomado em combate à Pandemia de Coronavírus na capital. “Nos antecipamos aos casos, inclusive com medidas que nos permitiram chegarmos até aqui com um certo controle”, disse.

Após confirmação da oitava morte por Coronavírus em Roraima, a prefeita reforçou que é preciso, neste momento, priorizar salvar o máximo de vidas possível. “Oito mortes já é um número grande para mim. Quando atuamos no município, lutamos pela vida das pessoas. É um dever de cristão. A vida está acima de qualquer coisa”, disse.

Para Teresa, todas as medidas da prefeitura, mesmo que antipáticas para algumas pessoas, estão servindo para garantir que o município e o estado se estruturem, fortaleçam o sistema de saúde para enfrentar o pior momento que ainda irá chegar.

“Enfrentar uma pandemia é uma situação dificílima. Temos de deixar de lado a questão política e ideológica. Não podemos mudar a nossa forma de agir por conta das críticas. Recebemos uma média de 20 denúncias por dia de aglomerações e festas na cidade e sozinhos fica mais difícil de atuarmos. Precisamos do apoio da Política Militar”, reforçou Teresa.

A gestora voltou a pedir isolamento para as pessoas e que evitem aglomerações, respeitando os limites mínimos de segurança. “Chegou a hora de todos se unirem, sejam instituições públicas, organizações, pessoas, para enfrentarmos esse momento juntos. Quanto menos obedecermos as recomendações, mais tempo demoraremos para voltar ao normal”, frisou.

O pico da doença em Roraima, segundo a prefeita, será entre maio e junho, por isso destacou a importância das medidas e descartou, no momento, novas flexibilizações do comércio. “Todas as aberturas que autorizamos são de áreas que não causam aglomerações. É importante que todos entendam este momento que estamos passando. Essa não é uma decisão pessoal, mas sim da OMS, de especialistas”, explicou.

Teresa cobrou apoio da Polícia Militar para maior fiscalização

A Guarda Civil Municipal tem sido a responsável por fiscalizar toda a cidade. Para a prefeita, o contingente é pequeno para verificar todas as denúncias que chegam diariamente. “Hoje temos seis casos confirmados de Covid-19 em nossos guardas. Não temos condições de fazer fiscalização sozinha. Precisa unir Polícia Militar e Guarda Municipal. Assim, teremos mais pessoas que possam nos ajudar”, pediu.

Ainda no vídeo, Teresa destacou as ações que o município vem tomando antes mesmo de ser declarada pandemia no mundo. “Criamos Comitê Municipal. Nele, fazemos um trabalho diário de acompanhamento, providências, discussões, conseguimos adiar pagamentos de impostos, contratamos de mais de 200 profissionais de saúde. Estamos ajudando também o Exército com o hospital de Campanha, com profissionais, insumos, equipamentos”, explanou.

“Trabalhamos na distribuição de máscaras. Ampliamos horários de 12 postos de saúde. Criamos situações de ajuda, a exemplo da live dos artistas, distribuição de cestas básicas”, continuou Teresa.

“Seria uma irresponsabilidade flexibilizar novos segmentos neste momento”, diz Teresa.

O período de chuvas é preocupante para a gestora, que afirmou que a situação deve se agravar nos próximos meses com o surgimento de doenças sazonais. “Ou as pessoas começam a colaborar ou vamos demorar muito mais tempo para sair dessa situação”, pediu.

“Tenho tomado medidas muito antipáticas. Estamos hoje com 559 casos só em Boa Vista, em torno de 33 pessoas internadas no HGR, sendo 8 na uti e outras 3 crianças internadas no Hospital da Criança Santo Antônio. Não serei omissa. As críticas recebo de forma positiva”, explicou reforçando que vai continuar seguindo aquilo que os especialistas pedem, o que a OMS pede e “o que é comprovado no mundo para evitar mais mortes”, finalizou.

Paraviana e 13 de setembro são os bairros com mais casos, afirma Teresa

Para mim oito mortes oficiais já é um número alto. “Não quero que Boa Vista viva o que Manaus está passando. Preciso da ajuda de todos, da Polícia Militar com a fiscalização, de cada cidadão, da responsabilidade de cada um, usar as máscaras e, quem puder, continuar em casa. Só assim passaremos esse período com menos tragédias e menos dores”, disse.

Dos 56 bairros de Boa Vista, apenas oito não têm caso confirmado de Covid-19. “É uma questão de tempo de o vírus estar em todos os bairros da cidade se as pessoas não começarem e entender a gravidade dessa doença”, reforçou.

“Queria pedir aos jovens que gostam de andar nas praças, caminhar nas ruas, que evitem isso, porque vocês são responsáveis pelo que pode acontecer com outras pessoas”, afirmou.

Veja o vídeo:

https://www.instagram.com/tv/B_qNaPinjGs/?igshid=1rep2i5gmdirh