Falta gestão – Denarium resolve um problema criando três

O governador de Roraima Antônio Denarium, que desde o início da pandemia negou a falta de medicamentos e equipamentos no Hospital Geral de Roraima, agora adota um discurso populista numa tentativa amadora de resolver esse problema ressarcindo familiares que comprarem o que é de responsabilidade do poder público.

É uma medida no mínimo preocupante porque com o discurso de devolver o que familiares gastarem, o Governo retira dele a responsabilidade de manter o estoque, planejar as compras, garantir pagamentos, armazenamento. Ou seja, você, leitor, se cair no HGR vai precisar ter dinheiro para comprar todos os medicamentos para qualquer tipo de tratamento. Se não tiver, a culpa vai ser sua se não receber o atendimento!

É um problemão danado, uma dor de cabeça a mais para familiares que já sofrem com a dor da perda, de estar internado em um local sem estrutura. Isso não é gestão, governador, isso se chama amadorismo e irresponsabilidade, porque dinheiro nunca faltou e não é dessa forma que se avança no setor público. É preciso responsabilidade, compromisso, respeito principalmente com as pessoas e o dinheiro público.

Não se resolve um problema criando outros, senhor governador. Esse não é o caminho. Essa “brilhante” ideia de devolver o dinheiro de quem precisou comprar remédios só demonstra o quão desorganizada é a sua administração, o quão sem planejamento a Secretaria Estadual de Saúde trabalha.

O Governo Federal já divulgou que enviou mais de R$ 5 bilhões para Roraima. Com esses bilhões todos o senhor governador e sua equipe ainda não conseguiram organizar os processos, garantir medicamentos em estoque, equipar o HGR, tampouco entregar aquele anexo que já está se deteriorando há 10 anos. Isso se chama incompetência!

Essa atitude abre precedência para várias outras situações críticas que, tanto o governo, como a população podem sofrer. É de conhecimento de todos a falta de remédios. Nas redes sociais, o que mais tem é vaquinha online para custear tratamentos, medicamentos, equipamentos. É a triste realidade do povo de Roraima que depende dos serviços ofertados pelo Governo do Estado.

E olha que o Governo tem o apoio de, pelo menos, 20 deputados estaduais, deputados federais, três senadores e até alguns vereadores da capital têm dedo dentro do Palácio do Governo.

Também queremos saber, senhor governador, como ficará a situação das famílias que não têm condições de comprar medicamentos caríssimos para salvar vidas? E as vidas já perdidas naquele hospital? E os pacientes que já foram intubados sem os medicamentos necessários? Quem vai ressarcir o que não volta mais?