Campus Boa Vista Zona Oeste realizará Semana do Meio Ambiente

Campus Boa Vista Zona Oeste realizará Semana do Meio Ambiente
Fachada do Campus Boa Vista Zona Oeste (CBVZO) do IFRR – Foto: Ascom IFRR

De 5 a 7 de junho, o Campus Boa Vista Zona Oeste do Instituto Federal de Roraima (IFRR) vai realizar a 1ª Semana do Meio Ambiente. O evento, além de ser voltado para estudantes e servidores, contará com atividades abertas ao público em geral. A unidade está localizada na Rua Prof. Nonato Chacon, 1976, Bairro Laura Moreira (Conjunto Cidadão).

Alusiva ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, a iniciativa do CBVZO visa discutir o tema por meio de diferentes ações.

“Com a programação, pretende-se promover reflexões sobre os impactos que geramos no meio ambiente. Mas também apresentar práticas e atitudes que nos inspirem a diminuir esses impactos, por meio da mudança de hábitos. Como por exemplo redução do consumo de itens plásticos, reuso de bens e recursos naturais, valorização da fauna e da flora, entre outros”, contou.

A programação terá início com a palestra “Os impactos que geramos sobre o meio ambiente”, no dia 5, nos períodos da manhã e da noite. No primeiro momento, dois professores convidados da Universidade Estadual de Roraima (Uerr) abordarão o tema; às 10h, pelo professor Thiago José Costa Alves; e, às 19h, pela professora Márcia Teixeira Falcão. Aberto ao público em geral, o evento será realizado no ginásio do CBVZO (manhã) e no auditório do campus (à noite).

Trabalhos

No dia 6 de junho, as comunidades interna e externa poderão acompanhar, das 10h às 12h, a mostra “Reflexão e Ação – Temas para pensarmos os impactos sobre o meio ambiente”. Ela vai apresentar trabalhos de estudantes dos cursos técnicos em Administração, Comércio e Serviços Públicos do CBVZO nas áreas de Biologia, Filosofia, bem como Sociologia e Espanhol. Entre os temas abordados está o reuso de materiais de modo a evitar o descarte no meio ambiente.

Mariana explicou que as turmas de 3º ano vão apresentar os resultados do projeto integrado “Ética e Meio Ambiente”. O objetivo é provocar reflexões sobre o comportamento consumista, assim como os impactos sobre o meio ambiente.

“Os estudantes assistiram a videodocumentários que abordam a cultura do desperdício existente na cadeia de produção e consumo de alimentos e outros bens. Os hábitos relacionados ao descarte de resíduos, as dificuldades e os entraves sociais, legais e políticos, para a gestão de resíduos sólidos. E os impactos do lixo, sobretudo o plástico, sobre o meio ambiente”, disse.

Segundo dia 

Além disso, no segundo dia de evento, haverá programação voltada exclusivamente para os estudantes. Trata-se do plantio de 40 mudas de plantas no campus pelas turmas da manhã e da noite. E, para finalizar as ações do dia 6 de junho, haverá a exibição de vídeos curtos sobre meio ambiente no corredor da sala dos professores, das 19h às 21h, para os estudantes do turno noturno.

Fechando a programação da semana, no dia 7 de junho, estudantes e servidores realizam, pela manhã, a distribuição de mudas de plantas para a comunidade do entorno do campus. A intenção é incentivar a população a realizar o plantio de árvores, valorizando e ajudando o meio ambiente.

Fonte: Da Redação