Boa Vista Junina é símbolo de geração de emprego e renda para empreendedores de diversos segmentos

Boa Vista Junina é símbolo de geração de emprego e renda para empreendedores de diversos segmentos
Artista plástico Ronaldo Coimbra – Foto: Diane Sampaio/Semuc/PMBV

Chegamos ao mês do Boa Vista Junina 2023, o Maior Arraial da Amazônia, que todos os anos surpreende em magia e animação. Mais que uma tradição, a festa é símbolo de geração de emprego e renda para milhares de trabalhadores locais, de outros estados e até de outros países.

São vários segmentos envolvidos, desde profissionais que atuam na montagem da estrutura do evento, motoristas e comerciantes, a músicos, artistas plásticos e costureiras que confeccionam os impecáveis figurinos dos grupos juninos.

Para o prefeito Arthur Henrique, esses profissionais traduzem a grandiosidade do Boa Vista Junina, movimentando a economia criativa de maneira significativa, visto que quase 100% da renda gerada é aplicada na própria cidade.

“O Boa Vista Junina está em sua 23ª edição e vem crescendo a cada ano. É um evento que faz parte do calendário do Estado e que fomenta a economia da nossa cidade, além de dar oportunidade para profissionais mostrarem seu talento. Buscamos sempre valorizar a mão de obra de quem vive aqui, gerando mais renda e contribuindo com a economia da nossa capital e de Roraima”, disse.

Estrelas dos bastidores do Boa Vista Junina

Sem dúvidas, uma das grandes atrações do Maior Arraial da Amazônia é o tradicional Concurso de Quadrilhas Juninas, que surpreende a cada ano e apaixona quem acompanha e prestigia. Mas, para que toda a magia aconteça no tablado, é preciso mais que sintonia e uma boa coreografia. Aquele figurino de respeito é essencial para abrilhantar a apresentação dos grupos.

A costureira Fernanda da Silva, de 46 anos, é uma das centenas de profissionais do ramo por trás da produção dos vestidos. Ela, que atua na área há cerca de 13 anos, conta  com a ajuda da filha, Emele Silva e de duas amigas. Para ela, este é um dos períodos mais importantes do ano, tanto por sua paixão pelo arraial, como também pela oportunidade de fazer renda extra.

“Para este arraial, estou confeccionando 80 peças para a Agitação Caipira, sendo 40 para homens e 40 para mulheres. O dinheiro compensa, claro. Mas o que nos move de verdade é o amor pela profissão e pelas quadrilhas. Fico feliz quando vejo o nosso trabalho no tablado, envolvendo as pessoas, emocionando. É muito gratificante”, falou.

Alegorias

As performances no tablado contam também com as chamadas alegorias. Grandes cenários que dão um toque especial no enredo das quadrilhas, causando assim aquele impacto visual e mexendo com a imaginação do público. As estruturas geralmente são feitas de materiais como ferro, madeira, bem como tecido, plástico e isopor.

Ronaldo Coimbra é parintinense e, por esse motivo, é conhecido como Amazonas. Ele é artista plástico há 35 anos e há 10 faz alegorias para diversos grupos juninos. Com muita técnica e criatividade, ele monta gigantes estruturas. Neste ano, está construindo uma que chegará a 5 metros de altura e 18 metros de largura. Para ele, esta é a época mais rentável do ano.

“Tenho muito amor pela minha arte. Mais que um trabalho, para mim representa diversão. Já atuo como artista plástico no Boa Vista Junina há alguns anos e sempre me encanta a organização do evento. Além disso, é o período que eu mais trabalho e que representa uma oportunidade de garantir renda extra”, explicou.

A artista musical Clara Zion vem se destacando no cenário da cultura local desde 2019. E pela primeira vez emprestará sua bela voz para uma música de grupo junino. “E esse ano recebi a proposta de cantar a música tema dos noivos de um grupo de quadrilha junina. Foi aí que percebi o quanto é importante esse quesito e interpretar uma música para esse período. Acredito ser uma experiência grandiosa para tudo o que pretendo construir como artista musical”, disse.

Ensaios abertos

O Boa Vista Junina 2023 vai acontecer entre os dias 20 e 25 deste mês, na Praça Fábio Marques Paratat. Porém, a festa já está acontecendo nos bairros da capital por meio dos chamados ensaios abertos. Neste fim de semana, a Praça do Cidade Satélite será o palco das apresentações de mais quatro quadrilhas do Grupo Especial.

No sábado, 3, quem se apresenta são os grupos Sinhá Benta e Eita Junino. Já no domingo, 4, será a vez das quadrilhas Amor Caipira, bem como o Explosão Caipira levarem alegria aos moradores. No último fim de semana, se apresentaram, na Praça do Nova Cidade, as quadrilhas: Agitação Caipira, Coração Caipira, Garranxê e, por fim, Zé Monteirão.

Fonte: Da Redação